Pokémon Legends: Z-A já está jogável no PC em 4K e 60 FPS

Imagem de: Pokémon Legends: Z-A já está jogável no PC em 4K e 60 FPS

O novo jogo Pokémon Legends: Z-A, que ainda nem foi lançado oficialmente para Nintendo Switch, já pode ser jogado em computadores e até em celulares Android por meio de emuladores como o EDEN.

Um vídeo recente publicado no YouTube pelo canal tabeneru mostra que o emulador consegue rodar o título muito bem, tanto no PC quanto em dispositivos Android, desde que sejam usadas as configurações adequadas.

No computador, o desempenho é impressionante até mesmo em máquinas intermediárias. No teste apresentado, o sistema com processador Intel Core i5-13500 e placa de vídeo RTX 3060 Ti — que não é exatamente topo de linha — conseguiu rodar o jogo com estabilidade no limite nativo de 30 FPS.

Esse resultado mostra que não é necessário ter um computador com configurações avançadas para rodar o jogo. Mas quem quiser ir além pode.

Um mod divulgado pelo usuário FRANC225 no YouTube serve para aumentar a resolução para 4K e liberar o jogo para rodar a 60 FPS no PC, melhorando bastante a qualidade visual e a suavidade da jogabilidade.

Nesse caso, no entanto, é preciso um hardware mais poderoso para segurar o desempenho. Mesmo antes do lançamento mundial, cópias antecipadas do jogo já chegaram às mãos de alguns jogadores, o que explica a rápida aparição de versões emuladas.

Essa prática, apesar de comum, levanta discussões sobre direitos autorais e o impacto da emulação nos lançamentos oficiais. Porém, essa facilidade pode mudar em breve.

Com o desenvolvimento voltado exclusivamente para o Nintendo Switch 2, a expectativa é de que leve um bom tempo até que surja um emulador realmente eficiente para o novo console. Isso deve tornar mais difícil jogar títulos da Nintendo em outras plataformas.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.