Pioner tem lançamento confirmado para 2025 e ganha novo trailer de gameplay

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Durante o evento Future Games Show Spring Showcase, a desenvolvedora GFA Games, sediada em Belgrado, divulgou um novo trailer de gameplay do aguardado MMOFPS Pioner.

O jogo, claramente inspirado na atmosfera da franquia STALKER, já havia chamado atenção antes e chegou a ser listado entre os títulos multiplayer mais esperados dos últimos anos.

Apesar dos adiamentos, a equipe garantiu que o lançamento segue previsto para 2025 no PC, com versões para consoles chegando depois.

Pioner se passa em uma realidade alternativa sinistra, onde estruturas da era soviética estão abandonadas em uma ilha pós-apocalíptica que se estende por mais de 50 quilômetros quadrados.

O jogo roda no Unreal Engine 4 e promete um bom desempenho até em computadores mais modestos. Confira os requisitos oficiais:

Mínimos:

  • Sistema Operacional: Windows 10
  • Processador: Intel Core i3-6100
  • Memória: 16 GB RAM
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GTX 1060 6GB
  • Conexão: Internet banda larga

Recomendados:

  • Sistema Operacional: Windows 11
  • Processador: Intel Core i5-8600
  • Memória: 16 GB RAM
  • Placa de Vídeo: NVIDIA RTX 2060
  • Conexão: Internet banda larga

A GFA Games recentemente respondeu algumas dúvidas frequentes da comunidade sobre o jogo. Uma das principais novidades é que será possível jogar toda a campanha sem precisar entrar em áreas PvP, garantindo uma experiência mais tranquila para quem prefere explorar a história sem confronto direto contra outros jogadores.

Além disso, algumas missões podem ser completadas de forma solo, sem interação com terceiros. O game contará com chat de voz e texto, podendo ser segmentado por região, grupo ou clã.

Certas missões poderão ser jogadas em modo cooperativo, mas a campanha principal não será inteiramente baseada nessa mecânica. Quanto à monetização, os desenvolvedores afirmaram que as compras dentro do jogo serão apenas cosméticas, sem impacto no gameplay.

Para evitar a necessidade de servidores personalizados, a equipe implementou um sistema de espelhamento de servidores.

Isso permite que jogadores criem guildas e estabeleçam suas próprias bases dentro do mundo do jogo sem precisar de um servidor exclusivo.

O jogo oferecerá cross-play apenas entre consoles, deixando os jogadores de PC em servidores separados para manter o equilíbrio da jogabilidade.

A GFA Games também planeja lançar atualizações regulares com novos conteúdos, melhorias no balanceamento e expansões que vão ampliar ainda mais o universo do game.

O Pioner estará disponível tanto para Windows quanto para Linux. Outra preocupação da equipe é com a segurança, e por isso um sistema anti-cheat está sendo desenvolvido.

Mundo dividido entre PvE e PvP

O mapa do jogo é dividido em diferentes zonas. A parte esquerda da ilha é focada no modo PvE, onde os jogadores enfrentam apenas desafios contra a inteligência artificial do jogo.

Já o lado direito é dedicado ao PvP, permitindo combates entre jogadores. No entanto, existe uma única região, chamada Shadowlands, onde o PvP é liberado em toda a área. Em outras partes do mapa, o PvP será limitado a áreas específicas.

Para evitar problemas como jogadores experientes caçando iniciantes de forma desleal, foram implementadas regras para reduzir o "spawn camping" e outras práticas prejudiciais.

Além disso, tanto o PvE quanto o PvP permitirão obter os melhores equipamentos do jogo, desde que o jogador tenha os projetos e os recursos necessários para fabricá-los.

Esses materiais podem ser adquiridos de várias formas, incluindo atividades PvE. No universo de Pioner, os artefatos são itens de grande valor, essenciais para o sistema econômico e a criação de equipamentos.

No entanto, esses artefatos não serão fáceis de encontrar. Eles estão quase sempre ligados a anomalias, exigindo equipamentos especiais para serem coletados.

Outro ponto que merece destaque é que, apesar dos avanços tecnológicos, a GFA Games descartou a migração para o Unreal Engine 5 antes do lançamento.

O motivo é que a nova versão do motor gráfico é muito exigente, o que poderia limitar o acesso do jogo a um público maior. Pioner será buy-to-play, ou seja, os jogadores precisarão comprá-lo para jogar, sem necessidade de assinatura mensal.