A NVIDIA e a AMD têm planos de lançar processadores baseados na tecnologia ARM com foco no mercado de PCs para consumidores até o ano de 2025, de acordo com um relatório recente.
Tanto a NVIDIA quanto a AMD estão se preparando para lançar CPUs que utilizam a arquitetura ARM e visam competir com gigantes como a Intel e a Apple no mercado de PCs para consumidores.
A notícia vem da agência de notícias Reuters, que cita fontes confiáveis e bem informadas. Segundo o relatório, a NVIDIA já começou o desenvolvimento interno de suas próximas gerações de CPUs para PCs destinados aos consumidores.
Essas CPUs serão baseadas na arquitetura ARM e terão como alvo a Intel. Além disso, a empresa também mira a Apple, que já consolidou sua presença no mercado com seus próprios chips ARM que alimentam computadores Mac, incluindo estações de trabalho e laptops.
A NVIDIA iniciou o projeto de unidades centrais de processamento (CPUs) que serão compatíveis com o sistema operacional Windows da Microsoft e que utilizarão tecnologia da Arm Holdings.
Isso representa um movimento significativo para a empresa. A AMD também está entrando na corrida, planejando produzir chips com tecnologia ARM para PCs.
O relatório afirma que a AMD também planeja lançar CPUs baseadas na tecnologia ARM que vão se somar às suas CPUs tradicionais baseadas na arquitetura x86, que atendem ao mercado de PCs para consumidores sob a marca Ryzen.
Tanto a NVIDIA quanto a AMD já têm experiência no uso da tecnologia ARM para o desenvolvimento de CPUs, o que pode lhes dar uma vantagem e reduzir custo de produção.
A CPU Grace da NVIDIA para computação de alto desempenho e inteligência artificial é baseada na arquitetura de núcleo de CPU Arm Neoverse N2, e tem se mostrado altamente competitiva em comparação com as CPUs x86 modernas, como demonstram os recentes benchmarks.
A AMD também possui uma história sólida com a tecnologia ARM, apesar de nos últimos anos ter se concentrado mais na arquitetura x86.
O relatório também menciona que a AMD está disposta a explorar novamente a tecnologia ARM com seus futuros chips, mas ainda não está claro se isso envolverá um design puramente baseado na tecnologia ARM ou uma abordagem híbrida combinando x86 e ARM.
De acordo com o relatório, tanto a NVIDIA quanto a AMD planejam disponibilizar seus processadores baseados em ARM para PCs a partir de 2025, o que está a menos de dois anos de distância.
No entanto, esse prazo pode ser adiantado, pois a Qualcomm também está ingressando no mercado de PCs com sua própria linha de CPUs X Elite, equipadas com núcleos Snapdragon.
A NVIDIA já possui um ecossistema robusto de unidades de processamento gráfico (GPUs) e o desenvolvimento de sua CPU Grace certamente forneceu à empresa insights valiosos sobre como projetar chips baseados na tecnologia ARM para diferentes ambientes, configurações e sistemas operacionais.
Com as informações iniciais disponíveis, resta saber quando a NVIDIA e a AMD estarão prontas para compartilhar seus planos com o público em relação aos processadores baseados em ARM para PCs voltados aos consumidores.
Esse desenvolvimento promete ser um marco significativo no mercado de PCs para consumidores, e a AMD poderá fortalecer sua posição competitiva contra empresas como Intel e Apple, caso tudo ocorra conforme o planejado.