YMTC acelera fábrica de Wuhan para ampliar produção de memória NAND

Imagem de: YMTC acelera fábrica de Wuhan para ampliar produção de memória NAND

A fabricante chinesa YMTC está acelerando seus planos para ampliar a produção de memória NAND e disputar espaço com gigantes como Samsung e SK Hynix em um mercado que vive forte crescimento, impulsionado pela demanda por armazenamento voltado à inteligência artificial.

Conhecida como uma das empresas menores dentro do setor global de NAND, a YMTC ganhou relevância antes de 2022, quando colaborava com empresas como a Apple e tinha papel importante no mercado chinês.

Após a adoção de restrições de exportação pelos Estados Unidos, suas operações foram afetadas. Mesmo assim, a companhia continuou investindo no desenvolvimento de novas tecnologias de memória.

De acordo com informações do site sul-coreano ChosunBiz, a empresa está acelerando de forma incomum o avanço de sua principal fábrica, localizada em Wuhan.

A expectativa é que a unidade inicie produção em massa no segundo semestre de 2026. O mercado de memória NAND vem registrando crescimento acelerado.

Empresas como SanDisk, Kioxia e Western Digital têm registrado alta nas receitas. Um dos principais motivos está na expansão da inteligência artificial, que exige grande capacidade de armazenamento.

O tema ganhou ainda mais destaque após o anúncio da plataforma ICMS da NVIDIA, voltada para oferecer armazenamento de longo contexto para GPUs por meio do Bluefield-4.

Nesse cenário, o armazenamento passou a ser visto como um ponto crítico na cadeia de suprimentos de IA. A YMTC busca aproveitar esse movimento com o projeto da fábrica de Wuhan, considerado o maior da história da empresa.

O investimento total é estimado em US$ 3 bilhões. A meta é que a unidade responda por 15% da produção total de NAND da companhia.

Com sua tecnologia chamada Xtacking, a empresa já alcançou 270 camadas em memória 3D NAND, patamar próximo ao que é produzido atualmente por fabricantes globais.

Com a oferta de NAND pressionada e sinais de escassez, a ampliação da capacidade em Wuhan pode contribuir para aumentar o volume disponível no mercado.

Ainda assim, a empresa tem limitações por estar na lista de entidades dos Estados Unidos, o que restringe vendas para alguns dos maiores compradores globais de memória NAND.

Mesmo com essas barreiras, o setor global segue em busca de novos fornecedores e mais capacidade produtiva para atender à crescente demanda.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.