A NVIDIA segue ampliando sua liderança no mercado de placas de vídeo dedicadas (as famosas GPUs discretas). De acordo com o relatório mais recente da Jon Peddie Research (JPR), a empresa alcançou 94% de participação no segundo trimestre de 2025, deixando a AMD com apenas 6% e a Intel praticamente fora do jogo, com 0%.
Segundo a JPR, o setor de placas de vídeo (também chamadas de AIBs – Add-in Boards) registrou um aumento de 27% nos embarques em relação ao trimestre anterior.
Esse crescimento mostra que, mesmo com oscilações na economia global, a demanda por GPUs continua forte para games, uso profissional e aplicações de inteligência artificial.
Além disso, o estudo aponta que o mercado de placas de vídeo terá uma taxa média de crescimento anual de -5,4% entre 2024 e 2028, mas isso não significa queda no interesse.
A projeção é que a base instalada chegue a 163 milhões de unidades, e que até 87% dos desktops no mundo contem com uma placa de vídeo dedicada nos próximos cinco anos.
O desempenho da NVIDIA no 2º trimestre de 2025 foi ainda melhor do que no trimestre anterior, com crescimento de 2,1% em participação de mercado.
Enquanto isso, a AMD perdeu 2,1% e a Intel manteve sua participação em zero. Boa parte desse resultado vem do sucesso da linha GeForce RTX 50 (“Blackwell”), que está vendendo muito bem.

Com a temporada de fim de ano se aproximando, especialistas acreditam que a NVIDIA deve continuar em alta, impulsionada pelo segmento de games, que registrou receita recorde.
O relatório também chama atenção para as tarifas impostas pelos Estados Unidos recentemente, que provocaram uma espécie de "corrida" por placas de vídeo.
Modelos topo de linha tiveram aumento de preço e queda no estoque, enquanto GPUs de entrada e intermediárias ainda podem ser encontradas por valores mais acessíveis.
- Leia também: AMD descontinua coolers Wraith Prism e Wraith Spire em processadores Ryzen 5000, 7000 e 8000G
Esse movimento fez muitos consumidores anteciparem a compra de novas placas, temendo que os preços subam ainda mais nos próximos meses.
O estudo da JPR mostra ainda que a taxa de adesão de placas de vídeo dedicadas em desktops subiu para 154% no trimestre, um aumento de 2,3% em relação ao anterior.
Além de que o mercado de CPUs para desktop caiu 4,4% em comparação anual, mas teve crescimento de 21,6% em relação ao trimestre passado. Em relação a lançamentos, tanto NVIDIA quanto AMD não devem apresentar novas GPUs nos próximos meses.
Os próximos passos estão reservados para 2026, com novidades das séries RTX 50 e Radeon RX 9000. A expectativa fica por conta da Intel, que pode surpreender com a linha Battlemage, mas ainda sem data confirmada.