Neuralink planeja iniciar testes de chip cerebral em humanos em breve

Imagem de: Neuralink planeja iniciar testes de chip cerebral em humanos em breve

A Neuralink anunciou que pretende iniciar os testes da sua tecnologia de chips cerebrais em humanos nos próximos dias.

De acordo com Elon Musk, proprietário da Neuralink, a tecnologia dos chips cerebrais ajudará pessoas com paralisia a usar dispositivos como smartphones apenas com a mente.

Um dos principais objetivos dessa tecnologia é permitir que humanos com paralisia operem smartphones com mais rapidez que uma pessoa que utiliza os polegares.

Há alguns meses atrás, a Neuralink realizou testes bem sucedidos implantando seu microchip de inteligência artificial no cérebro de um macaco chamado Pager e de uma porca chamada Gertrude.

Agora, a empresa de neurotecnologia está a procura de um Diretor de Ensaios Clínicos para realizar testes da tecnologia em humanos.

"Como diretor de ensaios clínicos, você trabalhará em estreita colaboração com alguns dos médicos e engenheiros mais inovadores, além de trabalhar com os primeiros participantes de ensaios clínicos da Neuralink", diz o anúncio da empresa.

"Você liderará e ajudará a construir a equipe responsável por viabilizar as atividades de pesquisa clínica da Neuralink e desenvolver as interações regulatórias que acompanham um ambiente acelerado e em constante evolução", concluiu.

Segundo informações de canais especializados no assunto, o chip desenvolvido pela Neuralink demonstrou ser bastante seguro e confiável, além de poder ser facilmente removido do corpo.

"Esperamos ter isso em nossos primeiros humanos, que serão pessoas com lesões graves na medula espinhal, como tetraplégicos, tetraplégicos, no próximo ano, aguardando a aprovação da FDA [Food and Drug Administration]", disse Musk à cúpula do Conselho de CEOs do Wall Street Journal.

"Acho que temos uma chance com o Neuralink de restaurar a funcionalidade do corpo inteiro para alguém que tenha uma lesão na medula espinhal. O Neuralink está funcionando bem em macacos, e na verdade estamos fazendo muitos testes e apenas confirmando que é muito seguro e confiável e que o dispositivo Neuralink pode ser removido com segurança", acrescentou.

Segundo Musk, para realizar os primeiros testes em humanos, a Neuralink irá implantar o dispositivo com recursos de carregamento sem fio no crânio da pessoa.

A iniciativa se mostrou bastante promissora, mas ainda há grandes expectativas sobre qual será o resultado dos testes em humanos. E você o que acha disso? Deixe seu comentário abaixo.

Via: Neuralink