NetEase encerra estúdio T-Minus Zero Entertainment após apenas dois anos de atividade

Imagem de: NetEase encerra estúdio T-Minus Zero Entertainment após apenas dois anos de atividade

Há pouco mais de dois anos, a NetEase anunciou a criação do T-Minus Zero Entertainment, um estúdio de desenvolvimento de jogos em Austin, nos Estados Unidos, formado por veteranos da BioWare e da Bethesda.

Porém, na semana passada, o fundador e diretor do estúdio, Rich Vogel — conhecido por trabalhos em Star Wars Galaxies, Star Wars: The Old Republic, Doom, New World e Halo Infinite — revelou no LinkedIn que a parceria com a NetEase chegou ao fim.

Em sua publicação, Vogel destacou que a empresa chinesa deu suporte e tempo para que a equipe conseguisse criar uma demonstração jogável do projeto em desenvolvimento.

Segundo ele, o protótipo despertou interesse de investidores e jogadores, mas as condições atuais do mercado de games dificultaram a captação de recursos:

"Reconhecemos que agora talvez não seja o melhor momento para buscar investimento, mas nossa demo prova o potencial de algo inovador, capaz de envolver os jogadores por muitos anos. Sentimos orgulho da base sólida que construímos juntos", disse Vogel.

Em resposta ao site Game Developer, a NetEase confirmou o fechamento do estúdio, mas disse que está ajudando os desenvolvedores a pensar nos próximos passos.

O projeto do T-Minus Zero chegou a ser detalhado em entrevista exclusiva ao Wccftech em setembro de 2023. Tratava-se de um jogo de ação multiplayer em terceira pessoa, baseado em uma franquia de ficção científica de domínio público.

Nos comentários da postagem no LinkedIn, Simon Zhu, ex-presidente de investimentos globais da NetEase, deu uma pista do enredo:

"O projeto oferecia a fantasia de lutar contra kaijus de 15 andares para proteger a cidade que você ama. Seria uma perda para os jogadores se esse jogo não chegasse às suas mãos. A equipe e o projeto eram incríveis."

Apesar das ideias promissoras, o título provavelmente nunca verá a luz do dia — repetindo o destino de outros projetos da NetEase que perderam financiamento em 2024.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.