Em um documento recentemente divulgado pela NASA, os detalhes sobre os planos da SpaceX para pousar em Marte foram revelados.
A SpaceX, utilizando seu veículo Starship, planeja realizar um pouso em Marte em 2029, como parte do programa de retorno de amostras do planeta vermelho.
Este ambicioso projeto envolve várias etapas complexas, todas executadas pela Starship: desde o lançamento da Terra, a viagem interplanetária, o pouso em Marte e o retorno seguro à Terra.
A NASA abriu uma solicitação de propostas em abril, atraindo 48 candidaturas, incluindo a Blue Origin e a Lockheed Martin.
A proposta da SpaceX foi escolhida devido à experiência de sua equipe e à capacidade do Starship de transportar uma carga expressiva, superando as expectativas da NASA.
A Blue Origin propôs o veículo Blue Mars Lander, enquanto a Lockheed Martin colocou a disposição sua vasta experiência em missões orbitais e de pouso em Marte, embora sem especificar o veículo a ser usado.
Starship: A super nave que levará os humanos até Marte
A Starship da SpaceX é uma nave completamente reutilizável, projetada para transportar tanto carga quanto tripulação para a órbita terrestre, a Lua, Marte e além.
Com a capacidade de carregar até 150 toneladas de forma reutilizável e 250 toneladas de forma descartável, o Starship é o veículo de lançamento mais poderoso já desenvolvido.
A nave será reabastecida em órbita terrestre antes de seguir viagem para Marte, utilizando recursos locais de H2O e CO2 para criar combustível em Marte, facilitando o retorno à Terra.
Competição e parcerias para chegar até Marte
Além da SpaceX, outras empresas estão correndo para alcançar Marte. Relativity Space e Impulse Space planejam lançar uma missão comercial em 2024.
A Relativity Space, utilizando seu foguete Terran R impresso em 3D, e a Impulse Space, com seus veículos Mars Cruise e Mars Lander, pretendem ser as primeiras empresas comerciais a pousar em Marte. No entanto, essas empresas ainda não lançaram nenhum payload ao espaço, tornando o desafio ainda maior.
Elon Musk, CEO da SpaceX, revelou que a empresa planeja realizar múltiplos lançamentos do Starship este ano, com a construção de mais seis naves até o final de 2024. Um novo complexo de fabricação deve estar disponível em 2025, acelerando a produção.
Musk enfatiza a necessidade de múltiplas missões de reabastecimento em órbita terrestre para preparar o Starship para a jornada a Marte, prevendo um cronograma orientado para o sucesso, embora com desafios consideráveis, incluindo a aprovação da Federal Aviation Administration (FAA) e questões ambientais.
Futuro da colonização de Marte
A visão de Musk inclui enviar centenas de veículos para Marte a cada dois anos, quando o planeta está mais próximo da Terra, para tornar viável uma colonização a longo prazo.
Ele prevê que cerca de um milhão de pessoas possam habitar Marte dentro de 20 anos, um objetivo ambicioso que ele defende desde 2011.