Recentemente, a NASA enviou sua espaçonave chamada OSIRIS-REx que estava retornando à Terra até o asteroide Bennu com o objetivo de capturar uma imagem que mostrasse as consequências de seu encontro com o asteroide.
Durante o sobrevoo, o OSIRIS-REx voou aproximadamente 2,3 milhas do asteroide, que é o mais próximo que esteve de Bennu desde o evento de coleta de amostra em outubro do ano passado.
Para realizar a coleta de amostra, o cabeçote de amostragem da espaçonave foi preso a 1,6 pés na superfície do asteroide, e uma carga pressurizada de gás nitrogênio foi disparada.
Isso causou a agitação do material da superfície e levou parte do material para a câmara de coleta de amostras da espaçonave.
Quando o OSIRIS-REx recuou da superfície do asteroide, seus propulsores também impulsionaram rochas e poeira para longe da superfície do asteroide.
A imagem compartilhada acima mostra a área onde a espaçonave coletou amostras. No ponto de coleta de amostra, há uma depressão com vários blocos grandes vistos perto da parte inferior da imagem.
De acordo com a NASA, essas rochas foram expostas pelo evento de amostragem. A NASA também aponta um aumento na quantidade de material altamente reflexivo perto do ponto de toque e arranca contra o fundo escuro da superfície.
Muitas rochas também são movidas na superfície de Bennu. Os cientistas estimam que uma pedra na imagem, que mede cerca de um metro e que parece pesar algo em torno de uma tonelada, foi jogada a cerca de 12 metros do local de pouso.
A captura da imagem final do flyby exigiu muito planejamento porque elas tiveram que ser tiradas muito próximas da mesma posição e no mesmo horário do dia para serem comparáveis.
A OSIRIS-REx permanecerá perto do asteroide até 10 de maio. Depois disso, a espaçonave retornará à Terra numa viagem que pode durar 24 meses.
Para retornar a sua casa, a espaçonave se aproximará da Terra e lançará sua Sample Return Capsule, que entrará na atmosfera da Terra e pousará usando paraquedas no Utah Test and Training Range em 24 de setembro de 2023.
Via: NASA