Microsoft removerá WordPad do Windows em breve

Imagem de: Microsoft removerá WordPad do Windows em breve

A Microsoft anunciou recentemente que o WordPad não receberá mais atualizações e será removido das próximas versões do Windows para dar lugar ao Microsoft Word, parte do Pacote Office.

Essa notícia não é uma surpresa, já que o WordPad estava esquecido há algum tempo, com apenas algumas atualizações mínimas no Windows 7 e Windows 8, mas sem mudanças significativas desde então.

A partir da versão do Windows 12, prevista para ser anunciada em 2024, o WordPad não estará mais disponível nos computadores após 28 anos de seu lançamento.

Uma das razões para essa decisão da Microsoft é a disponibilidade de acesso gratuito aos serviços do Word online, através do Outlook, o que torna o uso do Microsoft Word mais acessível e prático.

Além disso, o aplicativo Bloco de Notas oferece recursos semelhantes ao WordPad, tornando a transição mais suave para os usuários.

WordPad
Editor de texto WordPad, lançado em 1995, será descontinuado pela Microsft.

O anúncio ocorreu pouco depois da revelação de que estão sendo testadas novas funcionalidades para o Bloco de Notas. A capacidade de salvar automaticamente o progresso é o grande destaque aqui.

De acordo com os desenvolvedores, essa função permitirá "a restauração automática das guias abertas anteriormente, bem como o conteúdo e as edições não salvas nessas guias".

A Microsoft ainda não divulgou a data exata em que o WordPad será descontinuado, mas se você ainda é um usuário frequente dessa ferramenta, é hora de se preparar para dizer adeus.

Esta mudança segue a tendência da Microsoft de aposentar certos aplicativos e recursos, como a remoção do aplicativo Cortana e a descontinuação de alguns recursos do navegador Edge.

Via: The Verge, Windows Central

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.