Microsoft está mudando a fonte padrão do Office e outros aplicativos

Imagem de: Microsoft está mudando a fonte padrão do Office e outros aplicativos

A Microsoft anunciou que está mudando a fonte padrão do Microsoft Office, a antiga fonte Calibri deve dar espaço a uma nova candidata que ainda não sabemos qual será.

A Calibri foi lançada para o público em geral em 2007 com o Microsoft Office 2007 e o Windows Vista. Ela substituiu a Times New Roman como fonte padrão no Word e Arial como fonte padrão no PowerPoint, Excel, Outlook e WordPad.

Além disso, ela tem sido a fonte padrão dos produtos da Microsoft. Mas de acordo com a equipe de design da Microsoft, "é hora de evoluir".

"Uma fonte padrão costuma ser a primeira impressão que causamos; é a identidade visual que apresentamos a outras pessoas por meio de currículos, documentos ou e-mails. E assim como as pessoas e o mundo ao nosso redor envelhecem e crescem, nossos modos de expressão também devem crescer", escreveu a equipe de Design da Microsoft em um blog na quarta-feira.

"Calibri tem sido a fonte padrão para todas as coisas da Microsoft desde 2007, quando substituiu a Times New Roman no Microsoft Office. Tem servido bem a todos nós, mas acreditamos que é hora de evoluir.", acrescentou.

A equipe encomendou cinco fontes Tenorite, Bierstadt, Skeena, Seaford e Grandview, todas originais e personalizadas para substituir Calibri como padrão em aplicativos do Office, Microsoft 365 e os demais produtos.

Confira neste artigo uma descrição das cinco novas possíveis fontes da Microsoft que abrangem os vários estilos sans-serif, humanista, geométrico, estilo suíço e industrial.

Tenorite

Fonte Tenorite

A Tenorite tem a aparência geral tradicional sans serif com traço nas pontas parecido como na Times New Roman. Mas com um estilo mais caloroso e amigável.

Ela também possui elementos como pontos grandes, acentos e pontuação a tornam confortável para ler em tamanhos pequenos na tela. Suas formas de aparência nítida e caracteres largos criam uma sensação geral de abertura.

Bierstadt

Fonte Bierstadt

A Bierstadt é uma fonte sans serif contemporânea inspirada na tipografia suíça de meados do século XX. Uma fonte versátil que expressa simplicidade e racionalidade em uma forma altamente legível.

A Bierstadt também é notavelmente nítida com terminações de traço que enfatizam a ordem e restrição.

Skeena

Fonte Skeena

Skeena é uma fonte sans serif "humanista" baseada nas fontes tradicionais serif. Seus traços são modulados, com um contraste perceptível entre grosso e fino e uma fatia distinta aplicada às pontas de muitos dos traços.

Skeena é ideal para corpo de texto em documentos longos e em passagens mais curtas frequentemente encontradas em apresentações, brochuras, tabelas e relatórios.

Seaford

Fonte Seaford

Seaford é uma fonte sans serif que tem suas raízes no design de fontes serif no estilo antigo e evoca sua familiaridade confortável.

Suas formas suavemente orgânicas e assimétricas ajudam a leitura, enfatizando as diferenças entre as letras, criando assim formas de palavras mais reconhecíveis.

Grandview

Fonte Grandview

Grandview é uma fonte sans serif derivada da clássica sinalização de estradas e ferrovias alemãs, que foi projetada para ser legível à distância e em más condições.

Além disso, ela é projetada para uso em texto corporal, mantendo as mesmas qualidades de alta legibilidade, com ajustes sutis feitos para leitura de formato longo.

A Microsoft deve avaliar as novas cinco fontes nos próximos meses. Todas elas já estão disponíveis na nuvem do Microsoft 365.

Os usuários podem começar a testar as novas fontes e informar à Microsoft suas fontes favoritas no Twitter da empresa. A fonte mais popular será selecionada como a próxima fonte padrão dos aplicativos da Microsoft.

As fontes restantes, estarão disponíveis no menu de fontes, junto com a Calibri e outras fontes de aplicativos do Office no Microsoft 365. As novas mudanças deve ocorrer no próximo ano.

Via: Microsoft