A Microsoft anunciou a aquisição da empresa de segurança cibernética RiskIQ, líder em inteligências de ameaças globais e gerenciamento de ataques hackers.
Segundo a Microsoft, a compra tem o objetivo de ajudar os clientes compartilhado da empresa contra ameaças globais e construir inteligência contra ameaças de classe mundial.
A plataforma de software como serviço (SaaS) da RiskIQ é alimentada por um gráfico de inteligência global que mapeou bilhões de relacionamentos entre componentes de Internet pertencentes a todas as organizações, negócios e agentes de ameaças na Terra.e
Sua lista de clientes inclui algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo, incluindo Facebook, BMW, American Express e US Postal Service.
- Leia também: Funcionários da Microsoft ligados à ZeniMax podem entrar em greve após 2 anos sem acordo
"À medida que as organizações buscam essa transformação digital e adotam o conceito de confiança zero, seus aplicativos, infraestrutura e até mesmo aplicativos de IoT [internet das coisas] estão cada vez mais sendo executados em várias nuvens e ambientes de nuvem híbrida", escreveu Eric Doerr, vice-presidente de segurança em nuvem da Microsoft.
"Efetivamente, a Internet está se tornando sua nova rede e é cada vez mais crítico entender o escopo completo de seus ativos para reduzir sua superfície de ataque. O RiskIQ ajuda os clientes a descobrir e avaliar a segurança de toda a superfície de ataque da empresa na nuvem da Microsoft, AWS, outras nuvens, no local e em sua cadeia de suprimentos.", acrescentou.
A RiskIQ ajuda empresas a identificar e corrigir ativos vulneráveis antes que um invasor possa explorar e capitalizá-los.
Além disso, oferece inteligência global de ameaças coletada na Internet por meio de sua comunidade PassiveTotal de pesquisadores de segurança e analisada por aprendizado de máquina.
As organizações podem aproveitar a inteligência de ameaças RiskIQ para obter contexto sobre a origem dos ataques, ferramentas e sistemas e indicadores de comprometimento para detectar e neutralizar ataques rapidamente.
A combinação do gerenciamento da superfície de ataque da RiskIQ com a inteligência de ameaças capacita as equipes de segurança a montar, representar graficamente e identificar conexões entre a superfície de ataque digital e a infraestrutura.
Além disso, o serviço da RiskIQ identifica as atividades de invasores para ajudar a fornecer maior proteção e resposta mais rápida.
"A RiskIQ construiu uma forte base de clientes e uma comunidade de profissionais de segurança que continuaremos a apoiar, nutrir e crescer. A tecnologia e a equipe da RiskIQ serão uma adição poderosa ao nosso portfólio de segurança para melhor servir nossos clientes mútuos", acrescentou Doerr.
"A visão e missão do RiskIQ é fornecer visibilidade e insights incomparáveis da Internet para melhor proteger e informar os programas de segurança de nossos clientes e parceiros", disse o cofundador e CEO do RiskIQ, Elias Manousos.
"Estamos entusiasmados em adicionar as soluções de superfície de ataque e inteligência de ameaças da RiskIQ ao portfólio de segurança da Microsoft, ampliando e acelerando nosso impacto. Nossos recursos combinados permitirão a melhor proteção, investigações e resposta da categoria contra as ameaças atuais.", acrescentou.
As soluções de Attack Surface e Threat Intelligence da RiskIQ serão adicionadas ao portfólio de segurança da Microsoft, que inclui o Microsoft 365 Defender, o Microsoft Azure Defender e o Microsoft Azure Sentinel.
Embora a Microsoft não tenha revelado nenhuma informação de quanto vai pagar pela RiskIQ, o negócio foi avaliados em mais de US $ 500 milhões por alguns analistas do mercado.