A empresa de jogos Roblox abriu seu capital nesta quarta-feira (10) e encerrou seu valor de mercado com uma capitalização de incríveis $ 38 bilhões.
Uma avaliação muito elevada para uma fabricante de videogames para um público formado principalmente por crianças e adolescentes.
Seu crescimento impressionante certamente se deve a explosão de jogos alimentada pela pandemia em 2020. Foi neste momento que também surgiu o metaverso nos jogos.
O metaverso é um conceito difícil de entender lançado na ficção científica por décadas. Para explicar este conceito, vamos usar o exemplo de cultura pop mais acessível.
Imagine se o mundo virtual retratado no romance e no filme "Ready Player One" realmente existisse. É isso que o Roblox está tentando construir.
O verdadeiro objetivo de longo prazo do Roblox é construir um metaverso onde milhões ou bilhões de pessoas podem se reunir para participar de jogos, reuniões, trabalho colaborativo e até mesmo a própria economia virtual do Roblox alimentada por sua moeda chamada Robux.
Veja os planos da empresa e os comentários de seu CEO e investidores, e você terá uma imagem mais clara da grande visão da Roblox.
A Roblox não está apenas fazendo um jogo que tira seu dinheiro suado para comprar itens virtuais. Ela está mais perto de um Facebook futurista do que, digamos, de um Zynga.
"Construímos Roblox desde o início como uma plataforma única, nome único, empresa de foco único que um dia ofereceria suporte a bilhões de usuários. A "especificação do produto" definitiva sempre foi modelar a realidade, com base na crença de que quanto mais precisamente pudéssemos simular o mundo real, mais utilidade poderíamos oferecer. Olhando para o futuro, pretendemos manter esse foco como uma empresa de plataforma única, ao mesmo tempo em que expandimos as maneiras pelas quais permitimos que as pessoas em todo o mundo joguem, aprendam e trabalhem juntas.", descreveu a Roblox.
Isso significa que a Roblox quer dar os blocos de construção de um metaverso para seus usuários, para eles poderem criar o mundo digital como quiserem.
E à medida que uma economia no metaverso continua crescendo e se desenvolvendo, a Roblox receberá uma fatia de cada transação.
A Roblox não está sozinho na exploração do conceito de metaverso
A Epic Games, empresa por trás do popular jogo de tiro Fortnite, tem seus próprios olhos voltados para a criação de um metaverso.
A empresa já se envolveu com experiências fora de seu principal jogo de tiro ao hospedar um show de Travis Scott e a estreia de um clipe do último filme Star Wars dentro do mundo Fortnite, por exemplo.
A Roblox também realizou um concerto virtual com Lil Nas X. Outra empresa também está envolvida no metaverso é a Microsoft, graças à compra da desenvolvedora de Minecraft Mojang por US $ 2,5 bilhões em 2014.
Não vai ser fácil para a Roblox seguir adiante. A empresa tem a parte de jogos do metaverso muito bem concorrida. Isso é como brincar com eventos em tempo real.
Mas o próximo desafio será convencer as pessoas fora do núcleo demográfico de crianças e adolescentes da Roblox a entrar no projeto para novos tipos de experiências.
Parte desse desafio vem das limitações da tecnologia atual. Os maiores adeptos do metaverso estão esperando por tecnologia de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) para melhorar o suficiente para fornecer uma verdadeira sensação de presença quando você pula para o mundo digital.
Mas os fones de ouvido de hoje são muito desajeitados para serem usados por longos períodos de tempo. Suas telas não são nítidas o suficiente para fornecer imagens realistas e sem pixels e a maioria faz você parecer um membro do Daft Punk.
Ainda assim, quase todas as grandes empresas de tecnologia estão investindo alto em AR e VR acreditando que isso dará início a uma nova era a computação e talvez, um dia, elimine a necessidade de carregar um smartphone, substituídos por óculos computadorizados.
O Facebook tem sido o mais aberto sobre seus planos em AR e planeja lançar seu primeiro par de óculos AR ainda este ano. Mark Zuckerberg vem demonstrando otimismo com a tecnologia.
Ele comprou o novo óculos VR em 2014 por US $ 2 bilhões e tem trabalhado com essa tecnologia desde então. Em uma entrevista ao podcast The Information no início desta semana, Zuckerberg expandiu seus planos para AR e VR.
Nele, o CEO do Facebook detalha um mundo onde podemos "teletransportar" para qualquer lugar virtualmente e socializar à distância, mantendo um senso de presença.
A Microsoft tem seu próprio fone de ouvido AR, chamado HoloLens, que é usado principalmente para aplicativos de negócios atualmente, custando mais de US $ 3.000, não é acessível para a pessoa média.
A Apple tem sido muito mais sigilosa sobre seus planos de fone de ouvido AR, mas muitos relatórios confiáveis apontam para 2022 como o ano em que lançará seu primeiro dispositivo.
Mas também existe um risco para empresas como a Roblox. Se o Facebook ou a Apple controlam as plataformas dominantes de AR e VR, então empresas como a Roblox ainda serão forçadas a jogar pelas regras de um concorrente e continuar pagando uma parte de todas as vendas geradas no aplicativo para outra pessoa.
A Roblox provavelmente está bem com isso. Seu foco está em sua base de mais de 31 milhões de pessoas que usam Roblox todos os dias, que criam o mundo em que os outros jogam.
Milhões deles são desenvolvedores que constroem e vendem experiências dentro da Roblox. E esses desenvolvedores ganham a vida exclusivamente construindo para o mundo da Roblox.
Neil Rimer, cofundador da Index Ventures que possui mais de 10% das ações da Roblox e membro do conselho da Roblox, disse à CNBC em uma entrevista na quarta-feira que a energia em torno do metaverso virá desses usuários, não da empresa.
"Nenhuma empresa pode construir um metaverso", disse Rimer.
"Tem que ser uma comunidade. O metaverso existirá quando refletir o mundo de alguma forma, quando houver tanta variedade que em qualquer dia você pode decidir fazer o que quiser, assim como no mundo real.", acrescentou.
Via: CNBC