Threads, a mais nova rede social da Meta, já está disponível para download em smartphones Android e iPhones, além de uma versão acessível pelo navegador.
Semelhante ao Twitter, essa rede social permite interações baseadas em texto, onde os usuários podem fazer postagens e responder uns aos outros.
O Threads é uma rede social totalmente gratuita e, até o momento, não apresenta anúncios. O lançamento, que estava programado para a próxima quinta-feira (6), acabou sendo antecipado em um dia.
A Meta está aproveitando o momento de incerteza que passa o Twitter, desde que Elon Musk, dono da Tesla, comprou a empresa em outubro e iniciou uma reestruturação, resultando em demissões de funcionários e mudanças na regras da plataforma.
De acordo com Adam Mosseri, chefe do Instagram, a "instabilidade" e a "imprevisibilidade" do Twitter sob a administração de Musk abriram espaço para a concorrência.
Em entrevista ao The Verge, Mosseri admitiu que o Threads é um "empreendimento arriscado", especialmente porque é um novo aplicativo que as pessoas precisarão baixar e se acostumar.
No entanto, a Meta facilitou o processo de integração ao permitir que os usuários preencham automaticamente as informações de suas contas e sigam sua lista de contatos do Instagram.
No entanto, existem outros desafios. O Twitter existe há muito tempo e construiu uma rede única que é difícil, se não impossível, de ser replicada.
Mesmo com os esforços recentes de Musk para modificar o serviço, está claro que a Meta reconhece que derrubar o Twitter não será uma tarefa fácil.
"Seria um erro subestimar tanto o Twitter quanto Elon", afirma Mosseri. "O Twitter tem uma história rica; possui uma comunidade incrivelmente forte e vibrante. Os efeitos de rede são extremamente poderosos."
O Threads é surpreendentemente semelhante ao Twitter em aspectos importantes. O feed principal do aplicativo exibe postagens (ou "tópicos", como Mosseri os chama) juntamente com recomendações de contas baseadas no algoritmo do Instagram.
É possível compartilhar uma postagem com um comentário e as respostas são destacadas no feed principal. Atualmente, não há um feed apenas com as postagens das pessoas que você segue, mas essa funcionalidade pode ser adicionada posteriormente.
As postagens no Threads podem ter até 500 caracteres e podem incluir fotos ou vídeos com até cinco minutos de duração.
O aplicativo do Threads está com uma avalição de 4,8 na Play Store, o que significa que ele está sendo bem aceito pelos usuários. No entanto, o número de downloads ainda é muito baixo para chegarmos a uma conclusão.
Por enquanto, não há anúncios, mas se o Threads alcançar um número suficiente de usuários, a publicidade provavelmente será introduzida, de acordo com Mosseri.
Também não há um sistema de verificação pago que desbloqueie recursos adicionais, mas aqueles que possuem um selo azul no Instagram terão essa validação transferida automaticamente para suas contas no Threads.