No primeiro trimestre de 2023, o mercado global de smartphones teve uma queda de 12% em relação ao ano anterior, registrando seu quinto trimestre consecutivo de declínio.
De acordo com um relatório da Canalys, empresa de análise independente que fornece insights de mercado, apesar da queda nas vendas de smartphones em todo o mundo, a Samsung obteve uma recuperação trimestral.
Segundo os dados publicados pela empresa, a Samsung voltou a ocupar o primeiro lugar com 22% de participação no mercado, enquanto a Apple caiu para o segundo lugar com 21%. A Xiaomi manteve a terceira posição com 11%.
As empresas OPPO e Vivo tiveram um aumento de participação em mercados da Ásia-Pacífico, registrando 10% e 8% de participação, respectivamente.
Segundo o relatório, a demanda do consumidor permaneceu lenta, especialmente no segmento de baixo custo, devido à alta inflação que afetou a confiança e os gastos do consumidor.
O relatório também observa que a popularização do 5G e dos telefones dobráveis está se tornando as novas forças motrizes do setor, o que pode ser o principal fator da volta da Samsung ao topo do mercado de smartphones.
A Samsung foi a única empresa a obter uma recuperação nas vendas. Mesmo com a sólida demanda da série iPhone 14 Pro, a Apple não obteve o mesmo desempenho da empresa sul-coreana e viu suas vendas caírem.
Por outro lado, a Xiaomi também registrou uma queda nas vendas, mas conseguiu manter sua posição com o lançamento de novos produtos no final do trimestre.
A OPPO se manteve praticamente com a mesma participação de mercado, já a Vivo teve uma leve queda. No entanto, ambas as empresas conseguiram fortalecer suas posições na Ásia-Pacífico.
De acordo com Sanyam Chaurasia, analista da Canalys, as condições macroeconômicas locais continuam prejudicando a atuação das fabricantes de smartphones em vários mercados.
Apesar dos cortes de preços e das pesadas promoções dos fornecedores, o mercado global de smartphones permaneceu em declínio, em partes devido à alta inflação que afeta o mundo todo.
Além disso, a demanda por smartphones continua lenta, desencadeando uma grande onda de redução de estoque em toda a cadeia de suprimentos, com canais reduzindo os níveis de estoque para garantir as operações.
Em 2023, os fornecedores continuaram usando técnicas de produção cautelosas para manter um baixo nível de volume de vendas, que têm um impacto negativo de longo prazo na cadeia de suprimentos de componentes.
No entanto, esses avanços ainda não foram suficientes para reverter a tendência de queda no mercado de smartphones. Porém, isso deve se estabilizar em breve.
Mercado está mostrando sinais de estabilidade
Apesar dos desafios enfrentados pelo mercado global de smartphones, a Canalys observa que a indústria está começando a se adaptar às mudanças.
Com a popularização do 5G e dos telefones dobráveis, a demanda por novos produtos pode voltar impulsionar às vendas de smartphones.
Além disso, a melhoria na demanda por produtos específicos e faixas de preço pode ser um sinal positivo de estabilização no mercado de smartphones.
Ainda é cedo para afirmar que essas melhorias levarão a uma recuperação geral na demanda do consumidor. Ainda há muitos fatores macroeconômicos desfavoráveis que continuam afetando às vendas de smartphones.
Apesar dessas incertezas, a Canalys espera que o volume de vendas de smartphones melhore nos próximos meses e prevê que o estoque da indústria pode voltar a crescer até o final do segundo trimestre de 2023.
Por fim, a Canalys observa que, o mercado global de smartphones continua sendo um setor dinâmico e em constante evolução, e que as empresas que conseguem se adaptar rapidamente a essas mudanças têm mais chances de sucesso.
Via: Canalys