A MediaTek acaba de anunciar o primeiro chipset de 3 nanômetros do mundo, em parceria com a TSMC. Esta notícia chega logo após a Apple lançar seu próprio SoC de 3nm, o A17 Bionic.
No entanto, o chipset de última geração da MediaTek não estará disponível tão cedo, pois está programado para entrar em produção em volume apenas em 2024.
Embora ainda não tenham revelado o nome oficial desse chipset de 3nm, é provável que ele siga a linha "Dimensity". Ambas as empresas estão comprometidas em continuar avançando na fabricação de chipsets de última geração, o que sugere que podemos esperar ainda mais inovações.
O grande destaque desse processo de 3nm da TSMC é sua eficiência energética. Comparado ao nó N5 da TSMC, esse novo processo promete um aumento de desempenho de 18% com a mesma potência, mas o maior ganho está na economia de energia.
Ele é capaz de consumir 32% menos energia em velocidades semelhantes, ao mesmo tempo em que aumenta a densidade lógica em impressionantes 60%. Mas, apesar de ser o primeiro a fazer o anúncio, o lançamento efetivo desse SoC está prevista apenas para 2024.
Isso significa que a Apple, com seu A17 Bionic, terá uma vantagem de um ano sobre a concorrência, já que seu SoC exclusivo deve estrear nos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max este ano.
Essa colaboração entre MediaTek e TSMC é um marco importante na disponibilidade de tecnologia de ponta para dispositivos móveis.
A parceria promete tornar a tecnologia de processamento de semicondutores mais avançada e acessível para o público em geral, algo que todos os usuários de smartphones aguardam com expectativa.
Além disso, a parceria entre a MediaTek e a TSMC é um testemunho do avanço contínuo da tecnologia de semicondutores.
O Dr. Cliff Hou, vice-presidente sênior de vendas na Europa e Ásia da TSMC, enfatizou a importância dessa colaboração, destacando que o objetivo é tornar a tecnologia de processamento de última geração tão acessível quanto um smartphone comum.
"Esta colaboração entre a MediaTek e a TSMC no Dimensity SoC da MediaTek significa que o poder da tecnologia de processo de semicondutores mais avançada da indústria pode ser tão acessível quanto o smartphone no seu bolso. Ao longo dos anos, trabalhamos em estreita colaboração com a MediaTek para trazer inúmeras inovações significativas ao mercado e temos a honra de continuar a nossa parceria na geração 3nm e além", disse a MediaTek, em comunicado.
Essa visão de democratização da tecnologia é promissora para o futuro dos dispositivos móveis e sua eficiência energética. Além disso, isso mostra que a competição entre a MediaTek e a Apple está claramente acirrada.
O A17 Bionic da Apple, que já foi anunciado, promete ser um concorrente de peso, especialmente nos modelos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max.
Essa corrida pela supremacia tecnológica está empolgando os entusiastas de smartphones, pois esperamos ver avanços significativos em desempenho e eficiência nos próximos anos.
Com a concorrência acirrada no mercado de semicondutores móveis, os consumidores podem esperar por produtos cada vez mais inovadores e capazes de atender às demandas do mundo moderno.
Via: MediaTek