Nos últimos dias, versões ainda não finalizadas de diversos jogos que ainda não foram oficialmente lançados começaram a circular na internet.
Entre os títulos afetados estão 2XKO, o primeiro jogo de luta da Riot Games, Killing Floor 3 e PLAYERUNKNOWN Prologue: Go Wayback.
Esses vazamentos estão acontecendo em um servidor de Discord voltado para datamining, onde membros analisam códigos e arquivos dos jogos em busca de informações ocultas, de acordo com o Insider Gaming.
Esse tipo de situação pode gerar complicações para as desenvolvedoras, já que versões inacabadas podem ser mal interpretadas pelo público.
- Leia também: Killing Floor 3 é adiado e chega só no final de 2025
Quando um jogo vaza antes de estar pronto, ele pode ser julgado com base em um estado que não representa a experiência final.
Além dos jogos já citados, outras produções também foram expostas, como ARC Raiders, da Embark Studios, e uma versão inicial de Delta Force Hawk Ops.
Embora esse vazamento tenha chamado a atenção, ele ainda não se compara ao ocorrido com a Insomniac Games no final de 2023.
Na época, uma grande quantidade de informações sigilosas foi exposta, incluindo detalhes sobre o port de Marvel's Spider-Man 2 para PC, um upscaler de IA para o PlayStation 5 Pro e até uma versão preliminar de Marvel's Wolverine.
- Leia também: Killing Floor 3 é adiado e chega só no final de 2025
A situação foi tão grave que alguns usuários chegaram a desenvolver um port não oficial de Spider-Man 2 antes mesmo do lançamento oficial.
A divulgação de arquivos internos de jogos prejudica os estúdios, que investem anos de trabalho nesses projetos.
Além disso, a experiência dos jogadores pode ser afetada, já que o vazamento pode criar expectativas equivocadas sobre a versão final dos títulos.