A expectativa está crescendo para os fãs de Halo 5: Guardians que jogam no PC. Recentemente, uma nova tecnologia foi anunciada e pode permitir que esse título, junto com outros exclusivos do Xbox One, seja jogado em computadores com Windows.
Isso será possível graças a uma camada de tradução chamada XWine1, desenvolvida para rodar jogos de Xbox One em PCs.
O projeto XWine1 foi revelado em uma publicação no X (antigo Twitter), apontando que a tecnologia já consegue rodar seis jogos de forma estável, incluindo Halo 5: Guardians, um título que, até o momento, não recebeu um port oficial para PC.
Além de Halo 5, outros jogos exclusivos como Rare Replay, Crimson Dragon, Forza Motorsport 5, Powerstar Golf, Space Jam: A New Legacy The Game, Forza Motorsport 6, Forza Horizon 2 e CrossfireX também podem funcionar por meio dessa camada de tradução.
Mas apesar dessa notícia animadora para os fãs de Halo e de jogos de Xbox em geral, essa camada de tradução ainda está em desenvolvimento e não foi disponibilizada ao público.
Quando o projeto estiver mais avançado, existe a chance de ele se tornar de código aberto, permitindo que a comunidade ajude a melhorar ainda mais o desempenho dos jogos no PC.
Nos últimos meses, os jogadores de PC têm recebido ótimas notícias, com avanços em tecnologias que pode trazer jogos exclusivos de consoles para outras plataformas.
O progresso do emulador ShadPS4, por exemplo, está aproximando cada vez mais o jogo Bloodborne do PC, algo muito aguardado pela comunidade.
Da mesma forma, o desenvolvimento do XWine1 está criando esperança para que títulos como Halo 5 finalmente sejam jogados fora do ecossistema Xbox.
Atualmente, Halo 5: Guardians está disponível exclusivamente para Xbox One, mas quem tem acesso ao Xbox Cloud Gaming também pode aproveitar o jogo em outros dispositivos compatíveis.
Para mais detalhes sobre esse e outros jogos da série Halo, o site oficial da franquia está aberto como uma ótima fonte de informações.