Intel se prepara para lançar GPUs Arc Battlemage "Xe2" de 2ª geração

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A Intel está prestes a dar um novo passo no mercado de GPUs com o lançamento da segunda geração de suas GPUs Arc, batizadas de Battlemage e baseadas na arquitetura Xe2.

Após a experiência com a primeira geração, conhecida como Arc Alchemist, a empresa está otimista e pronta para oferecer um produto ainda mais robusto e eficiente.

No mais recente episódio da série "Talking Tech" da Intel, Thomas A. Petersen, ou TAP, compartilhou detalhes sobre o que podemos esperar das novas GPUs Arc Battlemage.

Essas placas gráficas, que também são integradas aos sistemas Lunar Lake, prometem entregar até 50% mais desempenho, além de diversas melhorias arquitetônicas, mantendo a solidez da estrutura de software estabelecida com os chips Alchemist.

De acordo com um relatório recente, o desenvolvimento das GPUs Battlemage começou logo após a finalização da arquitetura Arc Alchemist.

GPU Intel Arc

A equipe de software, por outro lado, precisou de mais tempo para otimizar os gráficos discretos de primeira geração da Intel, já que, até então, a empresa não tinha um ecossistema sólido nesse segmento.

Contudo, o trabalho deu frutos, e os gráficos Alchemist, agora, contam com um suporte de software refinado, capaz de entregar uma performance consistente em jogos, inclusive com drivers que recentemente adicionaram suporte a dois títulos de grande destaque.

Agora, todas as atenções estão voltadas para as GPUs Arc Battlemage, que vêm com a arquitetura gráfica Xe2 da Intel e deve trazer maior desempenho e eficiência em relação à geração anterior.

Segundo TAP, as novas GPUs serão significativamente maiores e mais poderosas que suas antecessoras, trazendo subsistemas de memória mais rápidos e caches mais robustos.

Como as GPUs discretas têm menos restrições de energia em comparação com as integradas, isso permite maior flexibilidade em termos de clocks e envelopes de energia.

As especificações completas ainda não foram divulgadas, mas TAP disse que a arquitetura Xe2 é altamente escalável, servindo tanto para os gráficos integrados do Lunar Lake quanto para as GPUs discretas Battlemage.

Essa escalabilidade permite que os engenheiros da Intel otimizem o desempenho por watt e a eficiência em termos de área, características essenciais tanto para gráficos integrados, onde a energia é limitada, quanto para gráficos discretos, onde o tamanho do chip é menos restritivo.

A arquitetura Xe2 também introduziu várias inovações, como unidades de Ray Tracing de segunda geração, suporte aprimorado para instruções de IA, incluindo FP16 e INT8, e novos mecanismos de mídia e exibição.

Todas essas melhorias foram projetadas para aumentar a utilização dos núcleos, otimizar a distribuição de trabalho e reduzir a sobrecarga de software.

Para quem quer se aprofundar mais nas especificações técnicas do núcleo da GPU Xe2, o site oficial da Intel oferece uma análise detalhada.