Hollywood em greve: Roteiristas anunciam pausa por tempo indeterminado

Imagem de: Hollywood em greve: Roteiristas anunciam pausa por tempo indeterminado

A partir desta terça-feira (2), milhares de roteiristas de cinema e televisão de Hollywood iniciarão uma greve por tempo indeterminado.

O motivo da paralisação é a busca por melhores salários e maior participação nos lucros das produções distribuídas por serviços de streaming, como Netflix, Disney+ e Hbo Max.

O anúncio foi feito oficialmente pelo sindicato da categoria, o Writers Guild of America (WGA), que declarou que as respostas às suas reivindicações foram "insuficientes, levando em conta a crise existencial à qual os roteiristas enfrentam".

A Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP), no entanto, afirma que ofereceu uma proposta de pacote integral com salários maiores para os profissionais, mas que não pode melhorar a proposta "devido à magnitude de outras propostas que estão sobre a mesa".

Com isso, mais de 11 mil trabalhadores entrarão em greve nos próximos dias, afetando seriamente a produção cinematográfica e televisiva.

Como consequência da greve, séries e programas famosos que estavam previstos para estrear este ano devem atrasar por tempo indeterminado.

O movimento também terá o apoio de outras celebridades como Jimmy Fallon, que declarou que seu talk show será interrompido em apoio a greve dos roteiristas.

Isso significa que a greve não afetará apenas os roteiristas, mas toda a cadeia produtiva do cinema e da televisão, desde os atores até os técnicos envolvidos nas produções.

Esta não é a primeira vez que os roteiristas de Hollywood entram em greve

Em 2007, o grupo também paralisou suas atividades por cerca de 100 dias, afetando diretamente a indústria cinematográfica e televisiva da época. Estima-se que a paralisação custou cerca de US $ 2 bilhões à indústria de Hollywood.

Os roteiristas são peças fundamentais na produção cinematográfica e televisiva, eles são responsáveis pela criação de histórias e diálogos que prendem a atenção do público.

Como principais agentes da indústria, os roteiristas merecem ser remunerados adequadamente pelo seu trabalho e participar dos lucros gerados por suas produções, principalmente em um momento em que as plataformas de streaming vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.