Um grupo de ativistas hackers invadiu o aplicativo Yandex Taxi, o maior serviço de carona da Rússia e enviaram centenas de táxis para o mesmo local, causando um enorme engarrafamento no centro de Moscou, na manhã de quinta-feira (1).
Os hacker fizeram com que dezenas de táxis se concentrassem em Kutuzovsky Prospekt, uma importante estrada da capital russa conhecida pelo edifício da era stalinista chamado Hotel Ukraina (Hotel Ucrânia).
Um vídeo circulando nas redes sociais mostra o engarrafamento causado pelos taxis enviados pelos hackers por meio do aplicativo Yandex Taxi, todos na mesma direção.
O vídeo também exibe o sistema de navegação do motorista de táxi exibindo um endereço na Kutuzovsky Prospekt e a polícia tentando regular os veículos.
Someone hacked #YandexTaxi and ordered all available taxis to Kutuzov Prospect in Moscow
Now there is a huge traffic jam with taxis.
It‘s like James Bond movie. https://t.co/IatuAEtA2i
— Russian Market (@runews) September 1, 2022
"Alguém invadiu #YandexTaxi e ordenou todos os táxis disponíveis para Kutuzov Prospect em Moscou Agora há um enorme engarrafamento com táxis. É como o filme de James Bond", disse um usuário do Twitter que compartilhou o videoclipe.
A Yandex Taxi confirmou o ataque cibernético e que os taxistas do aplicativo na capital receberam dezenas de pedidos falsos, todos levando-os ao mesmo local.
"Na manhã de 1º de setembro, a Yandex Taxi encontrou uma tentativa de invasores de interromper o serviço – várias dezenas de motoristas receberam pedidos em massa para o distrito de Fili, em Moscou", disse a empresa em comunicado à Forbes Russia.
"O serviço de segurança da Yandex Taxi interrompeu prontamente as tentativas de congestionamento artificial de carros e melhorou o algoritmo para detectar e prevenir tais ataques para evitar incidentes semelhantes no futuro", acrescentou.
A Yandex Taxi disse que "impediu imediatamente as tentativas de ordenar artificialmente" os táxis no momento em que detectou a violação de segurança.
No entanto, a empresa não conseguiu evitar o congestionamento do tráfego na estrada principal, que é tão larga que raramente tem engarrafamentos, já que os veículos podem circular em qualquer uma das suas oito a dez pistas.
Os motoristas ficaram presos no trânsito por cerca de 40 minutos devido aos pedidos falsos do aplicativo, causando o maior engarrafamento já registrado numa das rodovias principais de Moscou.
"O serviço de segurança interrompeu prontamente as tentativas de acumular carros artificialmente. Os motoristas ficaram cerca de 40 minutos no trânsito devido a pedidos falsos. A questão da compensação será resolvida em um futuro muito próximo", disse a Yandex Taxi.
Um grupo de hacktivistas assumiu a autoria do ataque por meio da página do Twitter da Anonymous TV (@YourAnonTV). O grupo disse que a invasão fazia parte de uma campanha de hackers contra a Rússia apelidada de "OpRussia".
‼️#Moscow had a stressful day yesterday. The largest taxi service in Russia 'Yandex Taxi' was hacked by the #Anonymous collective. A traffic jam took place in the center of Moscow when dozens of taxi were sent by the hackers to the address on Kutuzovsky Prospekt. #OpRussia pic.twitter.com/6fp1hp0f7r
— Anonymous TV 🇺🇦 (@YourAnonTV) September 2, 2022