Google trará mudanças para publicidade no Android após o iOS 14.5

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Depois que a Apple sacudiu a indústria de publicidade exigindo que os usuários optassem pelo rastreamento de anúncios no iOS 14.5, o Google, a maior empresa de publicidade do mundo planeja mudanças para publicidade no Android.

A partir do final de 2021, o Google lançará um novo recurso para os aplicativos não ignorarem a caixa de seleção de anúncios de anos de idade do Android.

O Android oferece uma opção de cancelamento de publicidade há anos e a interface não parece estar mudando. Em "Configurações do sistema> Google> Anúncios" está uma caixa de seleção que permite "desativar a personalização de anúncios".

Marcar a caixa "instruiria os aplicativos a não usarem seu ID de publicidade", com essa nova mudança, a caixa de seleção mostrará aos aplicativos "uma sequência de zeros" se tentarem acessá-lo.

O lançamento começará a afetar os aplicativos executados em dispositivos Android 12 no final de 2021 e se expandirá para todos os serviços do Google Play no início de 2022.

No entanto, esta mudança provavelmente não trará nenhuma novidade notável muito. O principal fator no iOS 14.5 é que a personalização de anúncios é opcional.

Um grande pop-up aparece perguntando se você deseja que o aplicativo rastreie o usuário e ele pode escolher "sim" ou "não".

Um estudo mostrou que 96% dos usuários do iOS 14.5 rejeitaram esmagadoramente o rastreamento de anúncios, optando por bloquear o acesso ao seu ID de anúncio.

No Android, os usuários não serão perguntados diretamente se desejam ser rastreados. Eles apenas serão informados que esta caixa de seleção existe.

É importante ressaltar que esta caixa de seleção de "personalização de anúncios" está no Android desde 2013 e muitos usuários não sabem disso.

A política de desenvolvedor da Play Store do Google exige que todos os SDKs de publicidade usem o ID de anúncio do Android para fins de rastreamento de anúncios.

Se todos seguirem as regras, esta caixa de seleção bloqueará o rastreamento de anúncios em todas as redes de anúncios para aplicativos baixados da Play Store, assim como supostamente vem fazendo há anos.

Se os desenvolvedores de aplicativos seguissem as regras, o Google não precisaria tornar essa caixa de seleção mais agressiva passando uma sequência de zeros aos aplicativos.

Via: Google Support