O Google lançou um novo recurso de segurança para o seu serviço de armazenamento em nuvem que avisa os usuários sobre possíveis arquivos maliciosos ou perigosos.
O recurso que já está disponível no Google Cloud Next desde outubro de 2021, agora chega ao Google Drive para fornecer proteção adicional contra conteúdo malicioso na web.
Agora, quando os usuários forem realizar algum download de arquivo ou abrir um documento potencialmente suspeito ou perigoso no Google Drive, um banner com um aviso em amarelo será exibido na parte superior da tela.

De acordo com a gigante das buscas, a implementação deste recurso tem como objetivo ajudar a proteger usuários e organizações de arquivos infectados com malware, phishing e ransomware.
Por exemplo, se um usuário tentar abrir um arquivo, foto ou documento no Drive, o serviço fará um escaneamento rápido e caso encontre algo suspeito, exibirá a seguinte mensagem:
- Leia também: Como enviar documentos em PDF no Instagram
"O arquivo parece suspeito. Pode ser usado para roubar suas informações pessoais."
Esses alertas de segurança também já estão disponíveis no Google Docs, Sheets, Slides e Drawings, desde o ano passado.
O Google afirma que não há controle de administrador e que o usuário não precisará configurar nada para esse recurso, ele será ativado no Drive por padrão.
Esse novo recurso de banner de aviso do Google Drive sobre arquivos infectados chegará aos usuários do serviço nos próximos 15 dias.
Via: Google Blog