Google adiciona recurso de alertas de ataque em telefones Android na Ucrânia

Imagem de: Google adiciona recurso de alertas de ataque em telefones Android na Ucrânia

O Google lançou um sistema de alerta de ataque aéreo para telefones Android em território da Ucrânia para ajudar a manter os cidadão seguros em meio a guerra contra à Rússia.

O sistema é um pedido direto do governo ucraniano ao Google para melhorar suas ferramentas de defesa aérea e facilitar o envio de notificações de ataques aos ucranianos em regiões com alertas ativos.

Anteriormente, as forças de defesa ucranianas utilizavam um sistema de alerta executado por meio de um aplicativo de terceiros na Play Store, agora esse sistema está diretamente integrado ao Android.

De acordo com fontes ligadas ao governo, este sistema é eficiente e aproveita um "mecanismo de alerta de baixa latência" que o Google criou para alertas de terremoto.

As mensagens de alertas exibidas antes e depois dos ataques aéreos mostrarão o seguinte texto aos usuários que estão na Ucrânia:

O governo da Ucrânia emitiu um alerta para %s em %s. Abrigue-se imediatamente. Toque para alterar as configurações.

O governo da Ucrânia cancelou o alerta para %s em %s. Toque para alterar as configurações.

Este novo sistema de rastreamento é apenas mais um dos esforços do Google para ajudar a Ucrânia, o Grupo de Análise de Ameaças (TAG) do Google monitora regularmente uma série de agentes de ameaças, incluindo a FancyBear.

A FancyBear é um grupo russo de espionagem cibernética possivelmente associado à agência de inteligência militar russa GRU, de acordo com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

O Google está ajudando no combate a espionagem compartilhando detalhes sobre ameaças para ajudar a aumentar a conscientização entre a comunidade de segurança e usuários de alto risco.

Além disso, o Google liberou alguns recursos adicionais para as empresas locais postarem em seu perfil comercial na Pesquisa e no Maps, incluindo serviços e ajuda aos refugiados da Ucrânia.

"À medida que compilarmos essas informações nas próximas semanas, possibilitaremos que as pessoas encontrem rapidamente esses lugares na Pesquisa e no Mapas", disse Kent Walker, presidente de assuntos globais do Google.

O Google também está permitindo que ONGs locais usem o Google for Startups Campus em Varsóvia na Polônia para fornecer apoio jurídico e psicológico aos refugiados.

Além disso, a gigantes das buscas enviou US $ 10 milhões para as organizações locais que estão ajudando os refugiados que chegam à Polônia e está apoiando ONGs de refugiados na Hungria, Romênia e Eslováquia.

Desde a primeira semana da invasão da Rússia à Ucrânia, o Google também pausou seus anúncios para criadores de conteúdo da Rússia e a grande maioria de suas atividades comerciais no país.

Apenas alguns serviços gratuitos como Pesquisa, Gmail e YouTube ainda estão operando na Rússia, a empresa disse que continuará monitorando o desenvolvimento do conflito para tomar novas decisões.

Via: Google Blog