A Funcom, estúdio responsável por Dune: Awakening, comunicou que vai realizar demissões, mesmo após o jogo ter se tornado o maior lançamento da história da empresa em 32 anos.
A informação foi confirmada em um comunicado enviado ao site GamesIndustry.biz. Segundo a desenvolvedora, Dune: Awakening é oficialmente "o maior lançamento que já tivemos em nossos 32 anos de criação de grandes jogos".
O título foi lançado para PC em 10 de junho de 2025 e rapidamente se tornou um sucesso. Em apenas um mês, ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas, figurou entre os jogos mais jogados de junho e também entrou para a lista dos maiores faturamentos do ano.
Mesmo com números expressivos e uma recepção positiva, o estúdio confirmou que o bom desempenho comercial não foi suficiente para evitar cortes na equipe.
- Leia também: Dune: Awakening é adiado para junho de 2025
No comunicado, a empresa explicou que o foco agora é direcionar os recursos internos para novos conteúdos, recursos e melhorias dentro do jogo. De acordo com o texto enviado à GamesIndustry.biz, a Funcom afirmou:
"O jogo já mostrou um potencial incrível, e o caminho certo daqui em diante é concentrar nossos esforços internos no lançamento de novos conteúdos, recursos e aprimoramentos."
A nota também explicou que o estúdio está passando por uma mudança de foco. Agora, o objetivo é preparar o jogo para uma operação contínua a longo prazo, além de trabalhar em uma versão para consoles, prevista para o próximo ano. Porém, essa reorganização interna está resultando em cortes de pessoal.
"A transição do desenvolvimento para a operação de longo prazo, ao mesmo tempo em que construímos o lançamento nos consoles para o próximo ano, exige que reestruturemos nossas equipes e concentremos nossos recursos entre diferentes projetos e estúdios. Infelizmente, isso significa nos despedirmos de colegas valiosos. Esse processo difícil está começando agora e ainda não sabemos o impacto exato. Estamos trabalhando para encontrar novas oportunidades para os profissionais afetados."
A Funcom também disse que, neste momento, o foco é oferecer apoio e orientação aos funcionários que estão sendo desligados, e pediu compreensão do público:
"Nosso foco agora é fornecer a esses membros da equipe o suporte e a orientação de que precisam. Pedimos a compreensão de todos, pois não faremos mais comentários durante esse processo."
As demissões foram anunciadas logo após o lançamento da primeira grande atualização e DLC de Dune: Awakening, que também trouxe um fim de semana gratuito para novos jogadores testarem o jogo e explorarem o planeta Arrakis.
- Leia também: Dune Awakening para PC tem requisitos revelados
A versão para consoles citada pela Funcom deve chegar cerca de um ano após o lançamento no PC, conforme a empresa informou ao site Wccftech durante a Gamescom 2025.