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Fortnite é o maior concorrente de qualquer novo jogo ou serviço, diz analista

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Hoje em dia, o mundo dos videogames está passando por mudanças enormes. E, segundo um especialista conhecido do mercado, o maior desafio para os jogos novos não são os serviços por assinatura, como o Xbox Game Pass, mas sim games como Fortnite, que dominam o tempo dos jogadores.

Quem trouxe essa visão foi Mat Piscatella, diretor executivo da empresa Circana (antiga NPD), especializada em dados do mercado de jogos.

Ele analisou números recentes e explicou que os serviços de assinatura cresceram bastante nos Estados Unidos. Só em maio de 2025, o gasto com esse tipo de serviço bateu recorde, chegando a 600 milhões de dólares.

E isso já vem crescendo por três meses seguidos. Piscatella acredita que esse aumento nos gastos tem ligação com a inflação e a insegurança econômica.

As pessoas estão procurando formas de economizar e ainda assim ter acesso a muitos jogos. É aí que entra o valor oferecido pelo Xbox Game Pass, por exemplo.

Mas o analista também disse que apesar desse crescimento, os jogos que funcionam como serviços contínuos – como Fortnite, Minecraft e Roblox – são os verdadeiros "vilões" para os lançamentos.

Eles puxam quase metade do tempo total de jogo nos consoles PlayStation e Xbox. Ou seja, antes mesmo de um novo título ter chance de se destacar, o jogador já está preso a esses gigantes do mercado.

Em todas as suas apresentações, Piscatella faz questão de dizer que o maior concorrente de qualquer novo jogo atualmente é Fortnite.

Quando se compara o que Fortnite, Minecraft e Roblox oferecem, fica evidente que pouca coisa consegue competir de verdade com eles. E essa visão não é única. Dias atrás, um ex-diretor de negócios da Square Enix também falou sobre essa mudança no setor.

Ele explicou que o futuro dos videogames está se tornando cada vez mais parecido com uma rede social de jogos, onde as pessoas jogam e interagem ao mesmo tempo. Isso muda completamente o jeito como os jogos são feitos e consumidos.

Portanto, mais do que se preocupar com os serviços por assinatura, os criadores de jogos precisam pensar em como vão competir com esses gigantes que já conquistaram o tempo e a atenção da maioria dos jogadores.