Facebook está tentando analisar dados criptografados sem descriptografá-los

Imagem de: Facebook está tentando analisar dados criptografados sem descriptografá-los

O Facebook está formando uma equipe que terá a tarefa de aprender como analisar dados criptografados sem descriptografá-los.

Considerando os escândalos da empresa com a privacidade do usuário, isso não parece ser algo que a rede social de Mark Zuckerberg se interessasse.

Mas, de acordo com o The Information, a empresa confirmou a informação e aparentemente, o Facebook não é a única empresa de tecnologia interessada no campo de criptografia homomórfica.

Segundo alguns especialistas no assunto, o Facebook pode estar interessado em estudar mensagens criptografadas para fins de publicidade direcionada em seu aplicativo WhatsApp.

Além disso, o Facebook pode optar por melhorar sua tecnologia de criptografia para oferecer ainda mais proteção a seus usuários, sem afetar seus recursos de segmentação de anúncios.

No entanto, isso parece duvidoso e traz como primeira impressão, apenas mais um pretexto para violar a privacidade dos usuários.

Independentemente da intenção, a coisa toda não parece uma boa ideia, além de não passar confiança nenhuma, isso pode abrir novas portas para o roubo de dados na internet.

Se o Facebook ou outras empresas como Amazon, Google e Microsoft passarem a coletar informações de dados criptografados, eles ainda podem ser chamados de dados criptografados?

E em que tipo de base legal estamos pisando aqui? Se as empresas em questão estão tecnicamente tentando quebrar a criptografia, a prática é ilegal?

E se as empresas de tecnologia são capazes de coletar informações de dados criptografados, o que impediria uma agência governamental ou mesmo um terceiro de fazer o mesmo?

Via: Tech Spot