O Inep acabou de divulgar a data de inscrição do Enem 2021, junto com a solicitação de isenção da taxa, aberta nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 28 de maio.
O edital do Enem 2021 com as regras, valor da taxa e datas das provas deve ser liberados nos próximos dias pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Enem 2021 foi cancelado?
Ao contrário do que vinha circulando na internet, o Enem 2021 não será adiado para 2022. De acordo com o Inep, o exame seguirá seu cronograma para este ano normalmente.
O instituto ainda afirma que todos os esforços estão sendo realizados para atender aos requisitos sanitários e garantir a segurança dos participantes e colaboradores.
- Leia também: Site falso aplica golpes em candidatos do Enem 2024
Isenção da taxa do Enem 2021
As solicitações de isenção da taxa do Enem 2021 estão abertas até as 23h59m do dia 28 de maio. Os interessados podem enviar o pedido pela Página do Participante, se estiverem de acordo com os requisitos abaixo.
- Estar matriculado no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
- Ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
- Estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos).
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado em 9 de junho pelo Inep. Entre os dias 14 e 18 os participantes que tiveram seus pedidos negados, podem enviar recurso e a resposta será dada aos participantes em 25 de junho.
Justificativa de ausência Enem 2020
Até 28 de maio, os participantes do Enem 2020 poderão justificar sua ausência do exame realizado em 2020. Além disso, quem teve isenção aceita no ano passado e não esteve presente nos dias de prova, terá que justificar a falta para pedir novamente a gratuidade.
Motivos aceitos pelo Inep se acompanhados de documentação que comprove a falta:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
Em 9 de junho, o resultado das justificativas será divulgado e de 14 a 18 os recursos serão recebidos, as respostas serão dadas em 25 de junho.
Para mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acesse o portal do Inep e a Página do Participante.