O mercado de chips ADAS na China está aquecendo e a liderança da NVIDIA começa a ser ameaçada após um longo período de crescimento do time verde.
Atualmente, a empresa é um dos principais fornecedores no país, com seu DRIVE Orin System-on-a-Chip (SoC) sendo amplamente utilizado por diversas montadoras que buscam avançar em sistemas de assistência ao motorista (ADAS) para mobilidade inteligente.
No entanto, essa supremacia pode estar com os dias contados, já que a concorrência local está se fortalecendo. O DRIVE Orin da NVIDIA é uma verdadeira potência computacional, processando até 254 trilhões de operações por segundo (TOPS).
Essa capacidade impressionante permite o processamento rápido e eficiente de dados provenientes de diversos sensores, como câmeras, ultrassom e LiDARs, essenciais para a condução autônoma e assistida.
Apesar de a Tesla liderar em vendas de chips FSD na China, esses componentes são utilizados exclusivamente nos veículos da própria Tesla, deixando o mercado aberto para a NVIDIA.
Mas esse cenário está mudando rapidamente. Em dezembro de 2023, a NIO revelou seu primeiro chip ADAS interno, o Shenji NX9031, que utiliza um processo de 5nm e possui uma capacidade de processamento de 1.016 TOPS.
As primeiras entregas desse chip estão previstas para o primeiro trimestre de 2025. Enquanto isso, a NVIDIA está trabalhando no lançamento do seu SoC DRIVE Thor, que terá um poder de computação de 2.000 TOPS e também deve chegar ao mercado em 2025. Mas a competição não para por aí.
Empresas como XPeng e Li Auto também estão desenvolvendo suas próprias soluções em chips de mobilidade inteligente, e juntas, essas três montadoras representam cerca de 90% das vendas do DRIVE Orin na China, segundo o Smart Auto Research Institute da Gaogong Industry Research.
Outro jogador importante nesse cenário é a Black Sesame Intelligence, que está prestes a lançar seu SoC ADAS de última geração, o Huashan A2000, com um processo de 7nm e capacidade de mais de 250 TOPS.
Além disso, a Horizon Robotics também planeja lançar a série Journey 6 de SoCs focados em ADAS, com a variante mais avançada oferecendo 560 TOPS, e a BYD já figura entre seus principais clientes.
Por outro lado, a Huawei, através da sua divisão de design de chips HiSilicon, está prestes a fazer um grande anúncio na HiSilicon Full Connectivity Conference, marcada para os dias 9 e 10 de setembro.
Rumores indicam que a empresa pode revelar um grande avanço, possivelmente relacionado ao chip Ascend 910C, que rivaliza com a poderosa GPU H100 da NVIDIA em desempenho. Este movimento pode ameaçar ainda mais a posição da NVIDIA no mercado chinês de IA.
Com a expectativa de a NVIDIA faturar US$ 12 bilhões na China este ano, a entrada de novos concorrentes pode ter um impacto expressivo em suas operações no país, forçando a empresa a repensar suas estratégias para manter sua liderança.