Elon Musk, CEO da SpaceX, compartilhou um vídeo no Twitter que mostra uma simulação de como a empresa fará para aterrissar o foguete SuperHeavy Booster após o seu lançamento.
Até agora, o modelo de negócios da SpaceX que fabrica e lança foguetes e naves espaciais, tem sido baseado na reutilização de seus foguetes.
Esse modelo de negócio provou ser viável e eficiente várias vezes, já que a empresa conseguiu pousar com segurança alguns de seus veículos espaciais para serem reutilizados posteriormente.
Mas, à medida que os foguetes estão ficando cada vez maiores, a tarefa de trazê-los de volta ao solo fica mais difícil, como é o caso dos modelos mais recentes, incluindo o SuperHeavy Booster.
Para o projeto do SuperHeavy Booster que mede cerca de 120 metros de altura e 9 metros de diâmetro, a SpaceX terá que desenvolver uma nova maneira de pousar os foguetes sem danificá-los.
Aparentemente, a empresa já sabe como fazer isso, já que nesta segunda-feira (14), Musk divulgou um vídeo com 24 segundos de duração mostrando uma simulação de computador do SuperHeavy Booster voltando à Terra.
Maybe something like this pic.twitter.com/PUBLdaewt8
— Elon Musk (@elonmusk) January 20, 2022
O vídeo já foi visto mais de 4,3 milhões de vezes até o momento em que este artigo foi escrito e continua gerando visualizações a medida que o interesse pelo o assunto aumenta.
Para a surpresa de poucos, a SpaceX apresentou um sistema de aterrisagem diferente de qualquer outro já visto, incluindo os que a própria empresa havia projetado anteriormente.
De acordo com as imagens, o Booster possui quatro aletas retangulares no topo, espalhados como uma cruz gigante fora da carcaça circular do foguete.
Enquanto realiza sua descida motorizada, ele desce em direção entre dois apêndices em forma de pinça saindo da Starbase, a própria plataforma de lançamento original.
A principio, a plataforma aparenta ser bastante apertada em relação as outras descidas motorizadas que a empresa já havia realizado.
Além disso, o sistema de animação é muito semelhante ao lançado pela C-bass Productions em novembro. Mas, a tarefa de pousar o SuperHeavy Booster ainda parece muito desafiadora.
Há especulações de que a SpaceX planeja colocar sua nave em órbita no próximo mês, mas até este sistema estar pronto para ser testado, a empresa ainda tem um logo caminho para percorrer.
E a medida que a empresa divulga novas informações sobre como trará o foguete SuperHeavy Booster de volta ao solo terreste, muitas pessoas já estão questionando a física e a economia do sistema.
No entanto, se há uma empresa de foguetes que provou que pode superar desafios técnicos imensos para literalmente tirar e trazer foguetes de volta a Terra, é a SpaceX.
Via: Phys