Battlefield 6 está prestes a completar um mês desde o lançamento, e os números mostram que o jogo começou com tudo. Em apenas três dias, foram mais de sete milhões de cópias vendidas, e até agora a média de jogadores simultâneos no Steam continua acima dos duzentos mil.
Mesmo assim, o jogo não escapou de críticas, e a EA junto ao Battlefield Studios já decidiu agir para resolver um dos pontos mais comentados, o sistema de desafios e missões vai passar por uma grande reformulação.
Desde o lançamento, muitos jogadores reclamam do ritmo de progressão. Os desafios e missões são o que fazem o jogador evoluir no passe de batalha e liberar novos acessórios, armas e outros itens.
O problema é que várias dessas armas não podiam ser destravadas apenas subindo de nível, o que deixava o avanço mais demorado e cansativo.
Agora, o Battlefield Studios anunciou no X que está aplicando uma reformulação completa nesses sistemas, usando dados reais de jogabilidade e o retorno da comunidade.
O estúdio comentou que o novo modelo vai reduzir muito o tempo necessário para cumprir as metas, mas sem tirar o foco da habilidade do jogador.
A ideia é equilibrar melhor o esforço com o tempo de jogo, para que as recompensas possam ser conquistadas dentro de uma sessão comum, sem exigir horas seguidas de partidas.
O problema da progressão ficou mais visível quando os jogadores começaram a acumular XP em partidas contra bots no modo Portal, o que virou algo comum logo nas primeiras semanas.
A EA tentou conter esse tipo de "farm" de experiência, mas agora está indo além e mexendo na raiz da questão, o progresso estava travado e exigia tempo demais para liberar qualquer coisa.
A última atualização lançada faz mais de noventa mudanças em desafios e missões. Os objetivos ligados a armas foram simplificados, e a quantidade de dano exigida caiu de dez mil para três mil pontos.
As tarefas específicas de modos de jogo agora pedem apenas duas vitórias por nível, em vez de cinco, o que reduz bastante o tempo de jogo necessário. Os desafios de multi-kill e de sequências de abates também ficaram mais fáceis, passando de vinte para cinco.
Além disso, as missões das diferentes classes agora podem ser concluídas muito mais rápido. Essas mudanças devem deixar a progressão no Battlefield 6 bem mais leve e natural.
Antes, era preciso jogar por muito tempo só para liberar algo básico, o que acabava desanimando muita gente. Agora, as metas estão mais compatíveis com o tempo médio de quem joga de forma casual.
A EA e o Battlefield Studios estão mostrando que prestam atenção nas reclamações da comunidade, e a expectativa é que, nas próximas semanas, o sistema de evolução dentro do jogo fique mais equilibrado e menos cansativo.








