E-mails mostram que a Microsoft tentou negociar um espaço para jogos na App Store

Imagem de: E-mails mostram que a Microsoft tentou negociar um espaço para jogos na App Store

Um relatório recente revela e-mails privados que mostram a Microsoft tentando negociar de várias maneiras com Apple para trazer os jogos do Xbox para a App Store.

As novas investidas vieram depois que a Microsoft teve que descartar no ano passado a possibilidade de trazer sua plataforma de streaming de jogos xCloud para o iOS devido às diretrizes da App Store.

A empresa havia testado o xCloud como um aplicativo nativo para iOS em fevereiro de 2020, mas teve que encerrar o projeto em agosto de 2020 depois que a Apple disse que o serviço não seria permitido na plataforma.

O xCloud executa jogos que estão em servidores da Microsoft, para que os usuários possam jogá-los em qualquer dispositivo. Mas, as diretrizes da loja da Apple não permite o uso de servidores externos.

A Apple afirma que "aplicativos que funcionam como alternativas da App Store são proibidos" e só permite o streaming de jogos de servidores externos se eles forem lançados como aplicativos individuais.

Mas, os e-mail trocados entre o chefe de desenvolvimento de negócios do Xbox, Lori Wright, e vários membros da equipe da App Store mostram que a Microsoft levantou preocupações sobre jogos como aplicativos individuais.

De acordo com a fabricante do Xbox, lançar jogos como aplicativos individuais para iOS é algo inviável não só devido a desafios técnicos, mas por que isso também afetaria a experiência dos clientes.

Microsoft tenta negociar com a Apple por e-mail

"Acreditamos que os problemas descritos aqui criarão frustração e confusão para os clientes, resultando em uma experiência inferior em dispositivos Apple em relação à experiência equivalente em todas as outras plataformas", disse Lori Wright em e-mail enviado a Apple.

Em um momento da conversa, a Microsoft propôs lançar seus jogos como atalhos separados, em vez de aplicativos reais.

Isso faria com que cada jogo da Microsoft tivesse sua própria página na App Store com descrição e comentários individuais, mas todos redirecionariam o usuário para o aplicativo Xbox Game Pass. A Apple negou o pedido.

Wright ainda tentou argumentar que essa seria uma oportunidade para a empresa destacar que os dispositivos iPhone e iPad têm títulos AAA disponíveis na App Store, mas isso não parece ter convencido a equipe da Apple.

"Esta seria uma oportunidade incrivelmente empolgante para os usuários de iOS obterem acesso a esses títulos AAA exclusivos, além dos jogos Game Pass", acrescentou.

Outros e-mails entre a Microsoft e a Apple, mostram que o motivo pelo qual as propostas da Microsoft foram rejeitadas foi o dinheiro.

A maioria dos jogos oferecidos pela Microsoft tem conteúdo adicional pago que não seria vendido através do sistema de compras da App Store.

Em comunicado ao portal de notícias The Verge, a Apple confirmou que o problema de compra dentro do aplicativo foi um dos motivos para não permitir o xCloud na App Store.

"Infelizmente, a Microsoft propôs uma versão do xCloud que não era compatível com nossas Diretrizes de revisão da App Store, especificamente o requisito de usar a compra dentro do aplicativo para desbloquear recursos ou funcionalidades adicionais dentro de um aplicativo", disse a equipe da Apple em e-mail a Microsoft.

A Microsoft encontrou uma maneira de oferecer os jogos do Xbox Cloud Gaming para usuários de iPhone e iPad por meio de navegadores da web.

Mas, a empresa disse que continuará trabalhando para trazer títulos individuais como Minecraft para iOS. Mas infelizmente, a Apple não parece estar disposta a colaborar com plataformas de streaming de jogos.

Via: 9to5mac