Crocodilos podem ter sido predadores de dinossauros no período Cretáceo

Imagem de: Crocodilos podem ter sido predadores de dinossauros no período Cretáceo

Um grupo de pesquisadores do Museu Australiano da Era dos Dinossauros encontraram uma nova espécie de crocodilo chamada Confractosuchus sauroktonos que remonta ao período Cretáceo em Queensland, Austrália.

Os ossos fossilizados foram descobertos por paleontólogos durante uma escavação em 2010 perto de Winton, um leito rochoso geológico com cerca de 95 milhões de anos.

De acordo com um artigo da revista científica Gondwana Research, o crocodilo media cerca de 2,5 metros e foram encontrado dentro do seu estomago os restos parcialmente digeridos de um jovem dinossauro ornitópode.

Segundo um comunicado do Museu Australiano, esta é a primeira descoberta que evidência um crocodilo atacando um dinossauro na Austrália.

Os cientistas usaram tecnologias de raios-X e tomografia computadorizada para reconstruir as amostras de crocodilo, o processo durou cerca de dez meses para produzir uma reconstrução 3D dos ossos fossilizados.

"Esta é a primeira vez que um crocodilo foi descoberto com restos de dinossauro em seu estômago", disse Matt White, pesquisador do Museu Australiano que liderou o estudo.

Os paleontólogos conseguiram resgatar apenas 35% do crocodilo preservado, mas isso foi o suficiente para definir que ele atuava em locais com água doce e que os dinossauros eram uma parte importante de sua cadeia alimentar.

No entanto, não foi possível classificar o dinossauro encontrado em seu estômago, os cientistas o descreveram como um dinossauro juvenil que pesava quase 1,7 kg.

"Os dinossauros não estavam exatamente no topo da cadeia alimentar, mas faziam parte de uma intrincada teia de mamíferos, pterossauros, pássaros e crocodilos", disse White.

As evidências apontam que os dinossauros ornitópodes eram pequenos comedores de plantas com bicos e bochechas cheias de dentes que vagavam pela Terra há mais de 100 milhões de anos.

"Os ornitópodes eram pequenos dinossauros muito fofos, provavelmente um pouco maiores que uma galinha com cerca de 1,2 kg", disse White.

Em comunicado à imprensa, o Museu Australiano afirmou que a descoberta é "extremamente rara, pois apenas alguns exemplos de predação de dinossauros são conhecidos globalmente".

"Embora o Confractosuchus não se especializasse em comer dinossauros, não teria negligenciado uma refeição fácil, como os restos de ornitópodes jovens encontrados em seu estômago", disse White.

"É provável que os dinossauros constituíssem um recurso importante na cadeia alimentar ecológica do Cretáceo. Dada a falta de espécimes globais comparáveis, este crocodilo pré-histórico e sua última refeição continuarão a fornecer pistas sobre as relações e comportamentos dos animais que habitaram a Austrália há milhões de anos", acrescentou White.

O Confractosuchus sauroktonos é o segundo crocodilo encontrado em Winton a ser nomeado pelos cientistas do Museu Australiano.

Nos últimos anos, os pesquisadores australianos realizaram inúmeras descobertas científicas neste leito rochoso, incluindo um pterossauro de 96 milhões de anos encontrado em outubro de 2019.

Via: 7 News