Criminosos podem descobrir dados de cartão de crédito em seis segundos

Imagem de: Criminosos podem descobrir dados de cartão de crédito em seis segundos

Os criminosos estão cada vez mais inteligentes no roubo de cartões de crédito, eles agora são capazes de "adivinhar" dados financeiros das vítimas por meio de ataques de força bruta.

Este tipo de ataque usa sequências numéricas sucessivas e é usado principalmente para quebrar senhas de login em diferentes sistemas.

Mas, de acordo com um estudo da Newcastle University, da Inglaterra, os cibercriminosos estão usando esta técnica para encontrar números de cartão de crédito utilizável em apenas seis segundos.

O estudo foi realizado pelos pesquisadores de segurança da NordVPN, que analisaram mais de 4,4 milhões de cartões que foram obtidos pelos hackers desta maneira.

A pesquisa teve como objetivo entender o padrões utilizados pelos criminosos para obter os dados e oferecer caminhos para se proteger deste tipo de ataque.

Entre os países mais vulneráveis a este tipo de fraude, o Brasil aparece na lista do grupo de "Alto Risco" ao lado de Austrália, França, Espanha, Noruega, Turquia e muitos outros.

Os Estados unidos aparece liderando o ranking com mais de 1,5 milhão de cartões disponíveis, todos eles pertencendo a cidadãos americanos.

Segundo o estudo, os países desenvolvidos com pessoas que possuem múltiplas contas bancárias, são o principal alvo dos criminosos.

Além disso, os cartões com a bandeira Visa são os mais atingidos, em seguida vem a bandeira MasterCard e American Express, com a maior parte dos dados obtidos pelo criminosos sendo de cartões de débito.

Segundo os pesquisadores, isso ocorre devido ao mecanismos de proteção e detecção contra fraude muito baixo nesse tipo de plástico, que dificulta a detecção.

Roubar cartões de crédito se tornou uma prática muito comum. Hoje em dia, é possível adquirir números válidos de cartões de crédito e débito por apenas US $ 10,00 (cerca de R$ 56,00) em fóruns clandestinos.

Este tipo de crime geralmente é praticado para a compra de cartões-presente que dificulta a detecção de fraudes, depois eles são revendidos ou utilizados para adquirir produtos e serviços como hospedagens e domínios.

Como se proteger do roubo de cartões de crédito?

Não há muito o que fazer para se proteger desse tipo de ameaça, a única alternativa seria nunca mais usar o cartão. No entanto, se esta não é uma alternativa, você pode tomar alguns cuidados.

Por exemplo, revise seu extrato mensal regulamente em busca de atividades suspeitas e responda sempre a qualquer aviso do seu banco de que seu cartão pode ter sido usado de maneira não autorizada.

Há outras práticas como utilizar senhas mais fortes e autenticação multifator, mas isso depende apenas dos bancos e provedores de serviços.

Via: Nord VPN