A Intel está se preparando para lançar sua nova linha de processadores para desktops, a Raptor Lake Refresh de 14ª geração, no terceiro trimestre de 2023.
De acordo com um vazamento recente, a nova linha promete ainda mais velocidade de clock do que a anterior, chegando a 6,2 GHz, com a possibilidade de uma variante ainda mais alta, que alcançaria 6,5 GHz.
A nova família de CPUs será suportada pelas plataformas LGA 1700 existentes e contará com variantes para desktop "S" e de mobilidade "HX".
Espera-se que essa linha ofereça suporte a todas as plataformas de estações de trabalho básicas e de consumo, com SKUs alimentados por 35 W, 65 W e 125 W.
Embora ainda não se saiba ao certo quais configurações de núcleo estarão disponíveis na linha Raptor Lake Refresh, rumores sugerem que ela não incluirá mais de 8+16 configurações de núcleo.
No entanto, espera-se que haja alguns novos SKUs, como uma configuração 6+8 e 2+8 SKU, que podem ser comercializados como um design de camada Core i5 e Core i3.
Esses SKUs podem ser drivers de teste internos e não SKUs de lançamento reais. A principal novidade desta nova linha de processadores Intel é o aumento da velocidade de clock, que pode chegar a 6,2 GHz.
Isso representa um aumento de 7% em relação ao Core i9-13900K, que atinge um pico de 5,8 GHz, e um aumento de 3% em relação ao 13900KS, que atinge um pico de 6,0 GHz.
Ainda não se sabe se essa velocidade de clock se refere a um chip especial da edição "KS" ou a parte padrão com sua frequência TB 3.0. No entanto, esse aumento de velocidade pode vir com um consumo de energia muito maior.
Além do aumento da velocidade de clock, os rumores sugerem que a nova linha de processadores Intel pode oferecer outro aumento em termos de desempenho multi-threading e utilizar grandes pools de cache.
Há também especulações de que os chips Raptor Lake Refresh venha equipados com DLVR (Digital Voltage Regulator), o que já era esperado, mas ainda não há confirmação oficial.
A linha de processadores Raptor Lake Refresh da Intel é uma atualização híbrida e está prevista para ser lançada em agosto de 2023, antes da chegada das verdadeiras peças de última geração.
A Intel está planejando um grande rebranding de seus chips Core e pode apresentar um esquema de nomenclatura diferente do que simplesmente chamar o SKU principal de Core i9-14900K / Core i9-13950K. Já falamos sobre isso aqui.
Via: WCCF Tech