A Intel confirmou recentemente que irá abandonar a marca "Core i" e utilizar a nova marca "Core Ultra" para suas CPUs de 14ª geração, incluindo a linha Meteor Lake. A mudança foi confirmada pelo Diretor de Comunicações Globais da Intel, Bernard Fernandes.
De acordo com o novo esquema de numeração utilizado pela Intel, as CPUs Meteor Lake serão identificadas como Core Ultra, seguido por um número e uma letra.
Esse novo esquema de numeração indica que a empresa está partindo do zero e que não haverá um identificador específico para a 14ª geração da família Core, tornando a nomenclatura mais unificada e confusa para os consumidores.
Além disso, a Intel utilizará outros apelidos, como Core Extreme, Core Max, Core Pro, entre outros, para diferenciar entre vários SKUs e segmentos de processadores. No entanto, alguns SKUs podem não apresentar tais identificadores.
- Leia também: Intel encontra novo fôlego para seus chips de IA ao unir forças com o ecossistema Blackwell da NVIDIA

As CPUs Meteor Lake de 14ª geração apresentarão uma nova arquitetura em mosaico, que consiste em quatro blocos principais: IO Tile, SOC Tile, GFX Tile e Compute Tile.
O Compute Tile abrange o CPU Tile e o GFX Tile, e o CPU Tile fará uso de um novo design de núcleo híbrido que consiste em Redwood Cove P-Cores e Crestmont E-Cores, oferecendo rendimento de maior desempenho com menor consumo de energia.

O bloco da GPU consistirá em um novo núcleo gráfico Xe-LPG baseado na arquitetura Alchemist. As outras linhas de processadores de 13ª geração, incluindo a Raptor Lake, continuarão utilizando a marca "Core i".
Por exemplo, a CPU Intel Core i5-13420H é da linha Raptor Lake, enquanto a CPU Intel Core Ultra 5 1003H é da linha Meteor Lake. No entanto, a CPU Intel Core Ultra 5 1003H foi identificada em um banco de dados de benchmark.
Isso significa que essa pode ser uma versão que ainda está em desenvolvimento e que a contagem real de núcleos e threads pode variar. Além disso, seu desempenho real só poderá ser avaliado após seu lançamento oficial.
A Intel reiterou durante uma teleconferência onde a empresa apresentou seus resultados do primeiro trimestre de 2023 que aumentará a produção de suas CPUs Meteor Lake no segundo semestre de 2023.
Via: WCCF Tech








