A Intel confirmou recentemente que irá abandonar a marca "Core i" e utilizar a nova marca "Core Ultra" para suas CPUs de 14ª geração, incluindo a linha Meteor Lake. A mudança foi confirmada pelo Diretor de Comunicações Globais da Intel, Bernard Fernandes.
De acordo com o novo esquema de numeração utilizado pela Intel, as CPUs Meteor Lake serão identificadas como Core Ultra, seguido por um número e uma letra.
Esse novo esquema de numeração indica que a empresa está partindo do zero e que não haverá um identificador específico para a 14ª geração da família Core, tornando a nomenclatura mais unificada e confusa para os consumidores.
Além disso, a Intel utilizará outros apelidos, como Core Extreme, Core Max, Core Pro, entre outros, para diferenciar entre vários SKUs e segmentos de processadores. No entanto, alguns SKUs podem não apresentar tais identificadores.
As CPUs Meteor Lake de 14ª geração apresentarão uma nova arquitetura em mosaico, que consiste em quatro blocos principais: IO Tile, SOC Tile, GFX Tile e Compute Tile.
O Compute Tile abrange o CPU Tile e o GFX Tile, e o CPU Tile fará uso de um novo design de núcleo híbrido que consiste em Redwood Cove P-Cores e Crestmont E-Cores, oferecendo rendimento de maior desempenho com menor consumo de energia.
O bloco da GPU consistirá em um novo núcleo gráfico Xe-LPG baseado na arquitetura Alchemist. As outras linhas de processadores de 13ª geração, incluindo a Raptor Lake, continuarão utilizando a marca "Core i".
Por exemplo, a CPU Intel Core i5-13420H é da linha Raptor Lake, enquanto a CPU Intel Core Ultra 5 1003H é da linha Meteor Lake. No entanto, a CPU Intel Core Ultra 5 1003H foi identificada em um banco de dados de benchmark.
Isso significa que essa pode ser uma versão que ainda está em desenvolvimento e que a contagem real de núcleos e threads pode variar. Além disso, seu desempenho real só poderá ser avaliado após seu lançamento oficial.
A Intel reiterou durante uma teleconferência onde a empresa apresentou seus resultados do primeiro trimestre de 2023 que aumentará a produção de suas CPUs Meteor Lake no segundo semestre de 2023.
Via: WCCF Tech