Como a China está se tornando o pesadelo da Tesla

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Não faz muito tempo que a China ajudou a Tesla a evitar a ruína quase certa, permitindo uma rápida expansão das linhas de produção do Model 3 e Model Y na Giga Shanghai.

No entanto, agora a China está utilizando a tecnologia transferida da Tesla e de outras empresas ocidentais para virar o jogo.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, emitiu um alerta sobre a capacidade excessiva de fabricação da China em relação a "veículos elétricos, baterias de íon-lítio e solar". Yellen foi até a China para discutir questões econômicas chave e "colocar um piso na relação".

A China, por outro lado, mantém que sua capacidade de produção de "veículos de nova energia" é apenas uma fração da demanda de mercado iminente, particularmente de países em desenvolvimento.

A capacidade excessiva de produção de VE da China é o resultado de um regime de transferência de tecnologia de vários anos.

Por exemplo, como parte de seus esforços para aumentar rapidamente a produção de seu Model 3 e Model Y na Giga Shanghai, a Tesla ajudou o Grupo LK da China a fabricar as maiores máquinas de fundição do mundo, que agora estão sendo usadas por pelo menos seis fabricantes de VE chineses.

Além disso, o recém-revelado SU7 EV da Xiaomi, semelhante ao Porsche e com preço de US$ 25.000 (ou aproximadamente R$ 125.000), também deve utilizar essas máquinas de fundição para alcançar economias de escala maiores.

Com base nas informações mais recentes, as vendas domésticas da Tesla na China dobraram em março de 2024, com a fabricante de veículos elétricos vendendo 62.398 veículos no mercado local.

Isso representa um aumento de 107,02% em relação aos 30.141 veículos que a empresa vendeu domesticamente em fevereiro de 2024. No entanto, a Tesla está enfrentando uma concorrência acirrada na China.

A BYD, concorrente direta da Tesla, já produz um veículo elétrico acessível, com preço de US$ 25.000. Além disso, a Tesla cancelou o lançamento do seu modelo de entrada, denominado Model 2.