Código-fonte do Windows XP e uma parte do Windows 10 vazam em torrent

Imagem de: Código-fonte do Windows XP e uma parte do Windows 10 vazam em torrent

O código-fonte do Windows XP, Windows 2000, Windows Server 2003, Windows 10 e outros softwares da Microsoft vazaram recentemente em um arquivo torrent publicado por um hacker no site "4chan".

O link P2P inclui arquivos em PDF, imagens e arquivos de texto dos códigos usados pela desenvolvedora do sistema operacional.

O código-fonte ou source é uma versão de um programa ou dll de computador ou software que contém instruções que o computador segue para executar, escrito em arquivo de texto em uma linguagem de programação que pode ser lido e alterado por um ser humano.

De acordo com o vazador, os arquivos do código-fonte com tamanho de 43 GB foram compilados e coletados nos últimos dois meses.

O conteúdo do arquivo vazado inclui MS DOS 3.30, MS DOS 6.0, Windows 2000, Windows CE 3, Windows CE 4, Windows CE 5, Windows Embedded 7, Windows Embedded CE, Windows NT 3.5 e Windows NT 4.

O torrent também inclui uma pasta de mídia que contém vídeos que falam sobre teorias da conspiração sobre o fundador da Microsoft, Bill Gates.

Um arquivo 7zip menor de 2,9 GB contendo apenas o código-fonte do Windows XP e Windows Server 2003 foi espalhado na internet por usuários do 4Chan e Reddit, que agora está disponível como um arquivo torrent em vários sites de compartilhamento de arquivos.

De acordo com informações do próprio vazamento, a fonte do Windows XP foi compartilhada de forma privada por diversas comunidades de hackers espalhadas pelo mundo durantes vários anos, sendo lançada ao público somente agora.

Justificando sua decisão de compartilhar o código-fonte, o vazador afirma que "a informação deve ser gratuita e disponível para todos", e que mantê-la para si seria um "ato maligno".

Em comunicado, a Microsoft disse estar ciente do problema. "Estamos investigando e tomaremos as medidas adequadas para ajudar a manter os clientes protegidos."

A legitimidade do código-fonte vazado do Windows XP ainda não foi confirmada. Embora o vazamento não represente um perigo imediato para os usuários do XP, já que a Microsoft encerrou o suporte ao Windows XP em 2014.

No entanto, se o código-fonte vazado for legítimo, isso facilita o processo de engenharia reversa do Windows usado por hackers para encontrar bugs exploráveis.

Além disso, os mal feitores com o código-fonte podem criar suas próprias variações do Windows XP modificado e colocar na rede para enganar os usuários.

Fonte: BleepingComputer