A chegada do ChatGPT trouxe novas possibilidade para a busca de informações na Internet e ameaça o mecanismo de busca do Google, podendo acabar com ele em "um ou dois anos", segundo o criador do Gmail, Paul Buccheit.
De acordo com Buccheit, o chatbot da OpenAI baseado em IA acabará com a página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) do Google serviço de onde a empresa obtém a maior parte de sua receita.
Buccheit ainda observa que mesmo o Google alcançando este nível de inteligência artificial (IA), a empresa não será capaz de implementá-la em seus produtos sem destruir a parte mais valiosa de seus negócios.
O Chat Generative Pre-Trained Transformer (ChatGPT) da OpenAI foi lançado em novembro de 2022 e se tornou muito popular por oferecer inúmeros recursos. Em uma semana, o ChatGPT conseguiu mais de um milhão de usuários.
Esta ferramenta de IA foi projetada para entender e responder perguntas de forma intuitiva, o que fez com que ela rapidamente se tornasse um site favorito para milhões de pessoas em todo o mundo.
A popularidade crescente do ChatGPT tem preocupado o Google, já que esta ferramenta pode mudar a forma como os mecanismos de busca tradicionais na Internet funcionam, podendo até mesmo substituí-los.
"O Google pode estar a apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro. Mesmo que eles alcancem a IA, eles não podem implantá-la totalmente sem destruir a parte mais valiosa de seus negócios", disse Paul Buccheit, em uma série de tweets.
Buccheit também explica que a pesquisa do Google pode ser retirada do mercado com a barra de URL e pesquisa dos navegadores web sendo substituídas por um bot IA como o ChatGPT.
"A maneira como imagino que isso aconteça é que a URL/barra de pesquisa do navegador é substituída por IA que completa automaticamente meu pensamento/pergunta enquanto digito, ao mesmo tempo em que fornece a melhor resposta (que pode ser um link para um site ou produto)" acrescentou.
"O antigo mecanismo de busca será usado pela IA para coletar informações e links relevantes, que serão resumidos para o usuário. É como pedir a um pesquisador humano profissional para fazer o trabalho, exceto que a IA fará instantaneamente o que levaria muitos minutos para um ser humano", concluiu.
Paul termina falando que o ChatGPT fará o mesmo que a página dos resultados de pesquisa do Google fez com os negócios pré-internet as páginas amarelas de 1883-2000.
Enquanto as páginas amarelas eram um ótimo negócio que reunia listas telefônicas de empresas e serviços antes do surgimento da Internet, a Pesquisa do Google fez com que as pessoas parassem de usar este tipo de serviço.
Hoje em dia, as pessoas usam a internet para encontrar informações sobre empresas e produtos em vez de folhear um diretório impresso. Algumas versões online das páginas amarelas ainda existem, mas são pouco usadas.
Para competir com o ChatGPT, o Google anunciou que está desenvolvendo sua própria versão do modelo de IA baseado na tecnologia da OpenAI.
Alguns rumores recentes apontam que o Google deve apresentar muitos produtos de IA em sua conferência anual para desenvolvedores deste ano.
Mesmo assim, Buccheit acredita que a gigante das buscas terá que arriscar destruir seu ativo mais valioso – seu mecanismo de busca – para migrar completamente para produtos baseados em IA.
Via: Twitter