Bungie corta 220 empregos e anuncia novo projeto com PlayStation

Imagem de: Bungie corta 220 empregos e anuncia novo projeto com PlayStation

A Bungie anunciou que vai demitir 220 funcionários, representando cerca de 17% de sua equipe, segundo o CEO Pete Parsons. A notícia veio através de um post no blog da Bungie intitulado "The New Path for Bungie".

Essas demissões são resultado do aumento dos custos de desenvolvimento, mudanças na indústria e condições econômicas adversas.

"Ficou claro que precisamos fazer mudanças substanciais em nossa estrutura de custos e focar inteiramente no desenvolvimento de Destiny e Marathon", afirmou Parsons.

As demissões vão afetar funcionários de todos os níveis na Bungie, desde posições juniores até cargos executivos.

Para amenizar o impacto, Parsons garantiu que será oferecido um "generoso pacote de saída, incluindo indenização, bônus e cobertura de saúde". Além das demissões, Parsons anunciou duas grandes mudanças na Bungie.

Primeiro, a integração mais profunda com a Sony Interactive Entertainment (SIE). Essa integração vai incorporar 155 funções, ou 12% da equipe, à SIE de forma gradual.

"A SIE trabalhou incansavelmente conosco para identificar funções para o maior número possível de pessoas, o que nos permitiu preservar muitos talentos que, de outra forma, seriam dispensados", explicou Parsons.

A Bungie também está colaborando com o PlayStation Studios em um novo projeto de incubação, um jogo de ação ambientado em um universo de ciência e fantasia.

Este projeto vai formar um novo estúdio dentro do PlayStation Studios, criando uma terceira franquia além de Destiny e Marathon.

Apesar das demissões, a Bungie ainda conta com mais de 850 funcionários dedicados ao desenvolvimento de Destiny e Marathon. Parsons disse que a equipe continuará a "criar experiências incríveis que superem as expectativas dos jogadores".

Parsons também mencionou que as dificuldades enfrentadas recentemente, em grande parte devido ao desempenho negativo de Destiny 2: Lightfall, forçaram a Bungie a ser mais cautelosa com seus projetos futuros.

Eles vão dar a The Final Shape e Marathon "o tempo necessário para garantir a qualidade esperada pelos jogadores". No entanto, ele admitiu que a ambição excessiva levou a empresa a ultrapassar seus limites financeiros.

A publicação do blog termina com a promessa de trazer mais atualizações sobre os objetivos e projetos da Bungie no futuro próximo.