ASRock Z890 Taichi OCF recebe patch de microcódigo 0x114 antes do lançamento

Imagem de: ASRock Z890 Taichi OCF recebe patch de microcódigo 0x114 antes do lançamento

A ASRock Z890 Taichi OCF tornou-se a primeira placa-mãe a receber o microcódigo Intel 0x114, uma atualização ainda não oficial que foi compartilhada inicialmente nos fóruns de overclock pelo usuário Nickshih.

Porém, ainda não se sabe o que exatamente essa atualização muda, pois ela requer uma atualização completa do BIOS para liberar todas as funcionalidades.

De acordo com relatos, o patch 0x114 foi projetado para placas-mãe Z890 e parece ter sido desenvolvido para melhorar aspectos específicos do desempenho dos processadores Intel Arrow Lake.

Mas, os resultados iniciais não mostraram grandes ganhos em benchmarks sintéticos, como o Cinebench R23. Dois usuários relataram não notar melhorias no desempenho da CPU após a aplicação do patch de microcódigo.

Um deles disse que a velocidade do clock do processador Core Ultra 9 285K fez foi cair, o que acabou diminuindo a pontuação no Cinebench R23.

Cinebench R23 Core Ultra 9 285K 0x114
Crédito da imagem: Overclock.net

Enquanto o processador geralmente alcança cerca de 48.000 pontos no teste multicore, a queda nos clocks reduziu a pontuação para pouco mais de 45.000 pontos.

Por outro lado, a placa-mãe ASRock Z890 Taichi OCF demonstrou sua capacidade de suportar velocidades de memória impressionantes.

Mesmo com dois módulos DDR5 em configuração 2R, ela manteve mais de 10.000 MT/s, um feito que reforça o desempenho da placa nesse aspecto específico.

Ainda que o microcódigo tenha sido aplicado com sucesso, ele não está disponível nas páginas de suporte da ASRock ou de outras marcas. A falta de uma atualização oficial do BIOS parece limitar seu impacto.

Há especulações de que os benefícios em jogos ou outras aplicações podem ser muito pequenos para serem percebidos nas configurações atuais.

A comunidade também espera que processadores como o Intel Core Ultra 200S alcancem um desempenho equiparado à 14ª geração, devido as promessas anteriores da Intel.

Contudo, isso dependerá da liberação de um BIOS otimizado para explorar todo o potencial do microcódigo 0x114. Por fim, o lançamento do microcódigo Intel 0x114 na ASRock Z890 Taichi OCF gerou mais perguntas do que respostas.

Pois apesar de ter mostrado ganhos em velocidades de memória DDR5, os ganhos no desempenho geral da CPU ou em jogos ainda não foram confirmados.

Para usuários interessados, o ideal é aguardar por atualizações oficiais do BIOS, que provavelmente trarão uma integração mais completa das melhorias propostas pelo patch. Até lá, a adoção precoce do microcódigo pode não justificar os riscos de possíveis quedas no desempenho.