Um caso recente reacendeu as discussões sobre possíveis problemas nas placas-mãe da ASRock nas linhas mais novas compatíveis com os processadores Ryzen 9000 da AMD.
Um usuário disse que seu Ryzen 7 9800X3D foi danificado duas vezes na mesma placa-mãe ASRock, mesmo após seguir as atualizações de BIOS recomendadas pela fabricante.
O caso envolve a placa-mãe ASRock X870 RS Pro WiFi e começou quando o usuário, identificado como u/ShendonZ, comprou o conjunto com o Ryzen 7 9800X3D há poucos meses.
Segundo ele, o sistema funcionou bem por cerca de dois meses e meio, até que o processador parou de funcionar. A AMD substituiu a peça pelo RMA, mas, após o mesmo período de uso, o segundo processador também acabou queimando.
O problema não é um fato isolado. Há alguns meses, outro caso semelhante foi relatado envolvendo o mesmo modelo de CPU e uma placa-mãe diferente, mas ainda da ASRock.
A recorrência desses incidentes tem levantado dúvidas sobre a compatibilidade e estabilidade das placas da marca com os novos chips Ryzen da série X3D, conhecidos por sua tecnologia de cache empilhado, que torna o gerenciamento térmico ainda mais sensível.
Mesmo utilizando a versão de BIOS 3.25, lançada em maio e indicada pela própria ASRock como uma correção para falhas anteriores relacionadas ao PBO (Precision Boost Overdrive), o processador não resistiu.
O usuário disse que não chegou a atualizar para as versões mais novas, 3.30 ou 3.40, devido a relatos de instabilidade nessas atualizações também.
Até o momento, a origem do problema ainda não foi identificada. Tanto a ASRock quanto revisores independentes vêm tentando entender o que realmente está acontecendo.
- Leia também: ASRock lança a primeira Radeon RX 7700 enquanto AMD libera suporte oficial nos drivers mais recentes
O canal Gamers Nexus, conhecido por suas análises técnicas detalhadas, está coletando dados e peças danificadas para investigar o caso mais a fundo.
Inclusive, Steve Burke, responsável pelo canal, se ofereceu para comprar as duas CPUs queimadas e a placa-mãe do usuário, com o objetivo de analisar tudo de perto.
Apesar das promessas da ASRock de que o problema já teria sido resolvido nas versões mais recentes do BIOS, os casos continuam surgindo.
Isso tem levado parte da comunidade a apelidar algumas dessas placas de "Murderboards", uma referência nada positiva ao fato de estarem "matando" processadores Ryzen 9800X3D.
Enquanto a ASRock insiste que suas placas não são a causa do problema, a realidade mostra que muitos usuários continuam tendo o mesmo tipo de falha — e perdendo processadores caros no processo.