Placas-mãe Intel Z890 oferece suporte nativo para Thunderbolt 4

Imagem de: Placas-mãe Intel Z890 oferece suporte nativo para Thunderbolt 4

As placas-mãe Intel Z890 estão chegando ao mercado com uma série de recursos avançados, incluindo suporte nativo para Thunderbolt 4, de acordo com um relatório recente.

Essas placas-mãe farão parte da plataforma da série 800 e estão sendo projetadas para trabalhar com a nova linha de CPUs desktop Arrow Lake-S da Intel.

As CPUs para desktop Arrow Lake-S da Intel são processadores avançados que apresentam até 4 núcleos Xe baseados na arquitetura gráfica Alchemist Xe-LPG.

Isso é metade dos núcleos em comparação com as CPUs Intel Core Ultra 9 "Meteor Lake" de topo.

Além disso, essas CPUs de desktop apresentarão configurações de GPU integradas variadas, com alguns modelos esperados para apresentar 3 e 2 núcleos Xe.

Para se ter uma ideia de como essas GPUs integradas podem funcionar, você pode consultar os testes de desempenho das CPUs Intel Core Ultra 7 165U/155U, pois elas também vêm com GPUs integradas de 4 núcleos Xe.

Um dos principais destaques das placas-mãe Intel Z890 é o suporte nativo para Thunderbolt 4. O Thunderbolt 4 é uma interface de conexão que oferece velocidades de transferência de dados muito rápidas, tornando-o ideal para uma variedade de aplicações, desde jogos até trabalho profissional.

Além do suporte para Thunderbolt 4, as placas-mãe Intel Z890 também apresentam uma série de outros upgrades. Isso inclui suporte para memória mais rápida graças ao controlador de memória Arrow Lake-S (Core Ultra 200) atualizado.

Além disso, essas placas-mãe também apresentam um aumento nas lanes PCIe Gen 5.0 através da CPU e do PCH. Isso significa que você terá mais largura de banda para conectar uma variedade de dispositivos, desde placas de vídeo até SSDs.

As placas-mãe Intel série 800 podem ser apresentadas em breve, provavelmente na Computex 2024, então fique ligado que em breve poderemos ter mais informações.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.