A ARM, conhecida pelo desenvolvimento de chips, pode estar se preparando para entrar no mercado de GPUs dedicadas para jogos, assumindo concorrência direta com gigantes como NVIDIA, AMD e Intel.
O mercado de GPUs, historicamente dominado pela NVIDIA e AMD, pode em breve testemunhar a chegada de uma nova força.
De acordo com um relatório recente, a ARM está trabalhando em uma nova arquitetura de GPU para atender tanto às demandas de jogos quanto às de inteligência artificial (IA).
Esse movimento é muito interessante para o mercado de placas gráficas, considerando que há anos não vemos um novo concorrente abalando o duopólio estabelecido por AMD e NVIDIA.
De acordo com o The Globes, fontes próximas ao projeto revelaram que a ARM montou uma equipe de aproximadamente 100 engenheiros de desenvolvimento de chips e software em Israel, mais precisamente em sua unidade de Ra'anana, para liderar essa nova empreitada.
No entanto, detalhes sobre as reais intenções da ARM e sobre como a empresa planeja se posicionar no mercado de GPUs discretas ainda são um mistério.
"Fontes familiarizadas com o assunto disseram ao Globes que a ARM está desenvolvendo uma unidade de processamento gráfico (GPU) em Israel, visando competir com Nvidia e Intel. Estima-se que a ARM tenha contratado cerca de 100 engenheiros para o desenvolvimento de chips e software em seu centro de Ra'anana. Embora o foco atual seja o mercado de videogames, a tecnologia também pode ser adaptada para o processamento de IA, caso a ARM decida se aventurar nesse campo", via Globes.
A ARM já tem presença no espaço de GPUs, com arquiteturas como Mali e a poderosa Immortalis, essas soluções são predominantemente voltadas para o segmento móvel.
Agora, com a intenção de expandir sua atuação para laptops e desktops, a ARM pode estar preparando o lançamento de GPUs discretas, sinalizando uma expansão em seu modelo de negócios.
Tradicionalmente, a ARM fornece a propriedade intelectual (IP) de chips, mas pode começar a seguir uma estratégia semelhante à de seus concorrentes, NVIDIA e AMD, oferecendo produtos finais ao mercado.
A ARM não é uma novata no setor de chips, e tem potencial para capturar uma fatia considerável do mercado de GPUs para jogos.
A empresa aparentemente está focada em explorar novos horizontes, como demonstrado pela integração de sua arquitetura nos SoCs Snapdragon X Elite AI PC da Qualcomm.
Além disso, rumores indicam que a ARM estaria colaborando com a NVIDIA no desenvolvimento de processadores para clientes, reforçando ainda mais o otimismo em torno de seu futuro no setor de tecnologia.
Apesar de as chances de a ARM lançar uma linha de GPUs discretas para jogos ainda serem incertas, a empresa poderia surpreender o mercado.
Apesar disso, no momento, seu foco principal está no boom da IA, a entrada no segmento de GPUs para consumidores representaria uma mudança radical em sua estratégia de negócios.
Com a Intel tentando, sem muito sucesso, preencher a lacuna deixada no mercado de GPUs, a ARM pode estar prestes a dar um passo que surpreenderia toda a indústria.