A Apple já está trabalhando no lançamento de novos produtos para 2025, e o foco agora parece ser a família M4 do MacBook Pro, que será apresentada em 28 de outubro.
Além disso, no ano que vem, a expectativa é de uma nova linha do MacBook Air. Com tantas novidades na agenda, a empresa de Cupertino terá muito trabalho por à frente.
Contudo, parece que no quarto trimestre do próximo ano, a Apple poderá ter um momento mais tranquilo, já que rumores indicam que o M5 está sendo preparado para equipar diversos dispositivos, incluindo a linha iPad Pro.
Segundo as últimas informações de Mark Gurman da Bloomberg em seu último boletim informativo 'Power On', os novos tablets Pro podem ser lançados entre o final de 2025 e o primeiro semestre de 2026.
Com a atualização para o chip M5, os novos modelos do iPad Pro, nas versões de 11 e 13 polegadas, não devem trazer grandes mudanças em termos de design. Gurman, menciona o desenvolvimento do M5, que já era esperado desde 2023.
Ele sugere que a Apple pode revelar o novo chip M5 no final de 2025, e não seria uma surpresa se a empresa apresentasse a nova série de iPads Pro logo em seguida.
Porém, a Apple adotou uma estratégia diferente para seus tablets premium este ano. Os modelos de 11 e 13 polegadas foram lançados com o chip M4, enquanto o novo MacBook Pro, que será anunciado em breve, virá com o mesmo processador.
Isso nos leva a crer que a próxima linha do iPad Pro deve incorporar o novo silício, mas essa pode ser a única grande novidade.
Considerando que a última atualização foi há apenas seis meses, seria incomum esperar uma reformulação em tão pouco tempo.
"Historicamente, a Apple atualiza o iPad Pro a cada 18 meses ou mais. Dado que o chip M5 deve chegar por volta do final do ano que vem, parece provável que o próximo iPad Pro não seja lançado até o final de 2025 ou no primeiro semestre de 2026. Eu descartaria outras grandes mudanças, já que o design atual tem apenas seis meses", disse Gurman.
Portanto, pode ser que tenhamos que esperar um pouco mais para ver alguma outra novidade neste nova linha do iPad Pro. Outro ponto a ser considerado é a tecnologia por trás do M5.
De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, a Apple não vai utilizar o processo de 2nm da TSMC para o chipset M5 no próximo ano.
Kuo havia previsto que a empresa faria a transição para esse nó avançado apenas em 2026, devido ao alto custo das wafers. Mas, o M5 ainda deve trazer melhorias em relação aos chips anteriores.
Segundo o DigiTimes, essa nova geração adotará o Small Outline Integrated Circuit Packaging (SoIC) da TSMC, uma tecnologia introduzida em 2018, que permite o empilhamento de chips em uma estrutura tridimensional.
A chegada deste recurso dará ao chip M5 um gerenciamento térmico mais eficiente, redução de vazamentos de corrente e melhor desempenho elétrico, superando o design de chip bidimensional.