A Apple está trabalhando em uma versão do Apple Watch SE feita de plástico rígido mais barata e acessível, de acordo com o último boletim informativo Power On da Bloomberg.
Essa mudança tem tudo para mudar o mercado de wearables, tornando o dispositivo mais atraente para um público ainda maior. Desde o lançamento do iPhone X em 2017, a Apple vem mostrando que sabe inovar.
Esse aparelho, que marcou os dez anos do iPhone, trouxe um design de tela inteira e o Face ID, recursos que logo conquistaram os usuários.
Agora, a expectativa é que o Apple Watch X, ou Series 10, siga o mesmo caminho. Enquanto isso, na parte inferior da linha, a Apple está testando um modelo mais econômico do Apple Watch SE.
A novidade? Ele será feito de plástico rígido, uma decisão estratégica para reduzir custos e tornar o relógio mais acessível.
A escolha pelo plástico rígido faz todo sentido quando o assunto é cortar custos. Atualmente, a Apple já oferece variantes premium do Apple Watch.
Então, para os modelos SE, mudar para um material mais barato como o plástico rígido pode ser uma jogada inteligente.
Essa informação veio de Mark Gurman, em seu último boletim informativo Power On, onde ele revelou que a empresa está testando novos materiais para o Apple Watch SE, incluindo o plástico rígido.
O uso do plástico rígido pode ajudar a Apple a manter o mesmo design e os componentes internos do Apple Watch SE, mas com um custo de produção menor. Isso significa que o produto final pode ficar mais barato para os consumidores.
No entanto, ainda não está claro se essa redução de custo será repassada aos compradores ou se a Apple manterá os preços atuais, aumentando suas margens de lucro.
Em 2022, a Apple já havia substituído a cerâmica pelo material composto de náilon no Apple Watch SE, uma mudança que também tinha o objetivo de reduzir custos.
Agora, com a possibilidade do plástico rígido, a empresa pode estar dando mais um passo para tornar o SE ainda mais acessível.
O que esperar do novo Apple Watch SE feito de plástico?
Gurman menciona que a nova versão do Apple Watch SE feita de plástico rígido está em fase de testes, mas não há informações se o material atual será mantido como opção.
A Apple pode decidir oferecer tanto o modelo com os materiais existentes quanto a nova versão mais econômica. Ainda não sabemos se haverá outras mudanças de design além do material.
Porém, um dos grandes benefícios dessa mudança é, sem dúvida, a redução de custos. Isso pode permitir que o preço do Apple Watch SE caia para algo em torno de R$ 1.000, competindo diretamente com smartwatches da Samsung, como o Galaxy Watch.
Uma questão importante é como essa mudança para o material plástico se encaixa nos esforços da Apple para proteger o meio ambiente.
A empresa tem se comprometido cada vez mais com práticas sustentáveis, então será interessante ver como ela abordará essa questão.
Agora, a pergunta que fica é: você acha que a Apple vai aumentar suas margens de lucro com essa mudança ou realmente oferecerá um Apple Watch SE de plástico a um preço reduzido?