Apple lança serviço de reparo de iPhones "Self Service Repair"

Imagem de: Apple lança serviço de reparo de iPhones "Self Service Repair"

A Apple lançou hoje seu primeiro serviço de reparo chamado "Self Service Repair (DIY)" nos Estados Unidos, que disponibilizará peças de reposição para o iPhone 13, iPhone 12 e iPhone SE de terceira geração.

A fabricante do iPhone havia anunciado esta iniciativa no ano passado, estimando uma venda de mais de 200 "peças e ferramentas individuais" de smartphones aos clientes.

Atualmente, o Self Service Repair da Apple está disponível apenas para os clientes da empresa nos EUA. Mas, a Apple planeja expandir o programa para outros países ainda este ano e incluir outros dispositivos como Macs.

Os clientes da Apple que moram nos EUA já podem obter peças individuais para o iPhone 12, iPhone 13 e iPhone SE de terceira geração em lojas de reparos de autoatendimento da empresa no país.

A Apple também está fornecendo aluguel de kits de ferramentas por sete dias a um custo de US $ 49 para os clientes que não possuem ferramentas para reparar seu iPhone ou não desejam comprá-las.

Kit de ferramentas da Apple
Kit de ferramentas de aluguel da Apple. Imagem: Loja de conserto de autoatendimento Apple

O programa de reparo DIY marca um período de mudanças significativas no suporte da Apple a seus produtos, já que a empresa costumava limitar a disponibilidade de peças de reposição originais.

Anteriormente, as alternativas disponíveis para os clientes da Apple que buscavam peças de reposição para seus dispositivos, geravam muitos problemas com sinais de alerta de componentes não genuínos.

Agora, com esta iniciativa, qualquer pessoa pode comprar uma peça original para seu dispositivo diretamente da Apple e garantir que ela funcione corretamente.

A Apple alertou seus clientes que este programa é destinado a "técnicos individuais com conhecimento e experiência para reparar dispositivos eletrônicos" e que a "grande maioria" deve recorrer a um profissional qualificado.

No entanto, não há nada que impeça os clientes de tentarem reparar seus dispositivos, e a Apple também fornece manuais de reparo junto com a compra das peças originais.

Peças da Apple até 35% mais baratas

Em relação ao preço das peças vendidas pelo programa Self Service Repair, a Apple disse que as peças serão vendidas aos clientes pelo mesmo preço fornecido aos seus fornecedores de reparos autorizados.

No entanto, se o cliente devolver alguma peça para reciclagem durante a compra, a Apple prometeu um crédito adicional que tornará o preço da nova peça mais barato.

Por exemplo, uma bateria nova do iPhone 12 ou 13 custa em média US $ 69, segundo o TechCrunch, neste programa ela possui um crédito potencial de US $ 24,15 que pode ser obtido ao devolver uma bateria usada.

Isso significa que a nova bateria do iPhone 12 ou 13 sairá por cerca de US $ 44,85, uma redução de 35% no preço original. Há também crédito para outras peças como tela e câmera, que podem ser consultados na hora da compra.

Via: The Verge