Um relatório recente aponta que a Apple está testando discretamente um programa que permitiria à empresa de tecnologia fornecer serviços básicos de saúde a pacientes com médicos empregados pela Apple em clínicas também de propriedade da Apple.
De acordo com um relatório do Wall Street Journal (WSJ). O ambicioso projeto, de codinome Casper, foi iniciado em 2016 pouco depois do lançamento do Apple Watch em 2015.
Jeff Williams, CEO da Apple, imaginou o projeto de saúde apelidado de "363" como algo que permitiria a médicos e pacientes um contato mais constante.
O apelido dado ao projeto aparentemente faz referência ao fato de que uma pessoa normal só vê seus médico duas vezes por ano. Ou seja, muitas vezes as pessoas só vão ao médico em casos de enfermidades graves.
No entanto, este projeto que envolve clinicas da Apple está "em grande parte paralisado", mas isso não significa que a empresa tenha o deixado de lado.
De acordo com novas informações, a Apple voltou a testar o programa com seus próprios funcionários na Califórnia, comprando clínicas perto de seu campus em Cupertino e contratando o Dr. Sumbul Desai da Universidade de Stanford para chefiar o projeto.
Mas, de acordo com o WSJ, funcionários não identificados da Apple reclamaram que o Dr. Desai não recebe feedback muito bem. Essas afirmações não puderam ser verificadas de forma independente por nenhum outro canal de comunicação.
Curiosamente, parece que muitos dos funcionários da Apple que se inscreveram no programa secreto apenas para funcionários não se envolveram muito no projeto.
Além disso, um aplicativo produzido pela equipe do Dr. Desai, chamado HealthHabit, que incentiva as pessoas a estabelecer metas de saúde com seu médico, foi supostamente usado muito pouco pelas pessoas que o baixaram.
A Apple colocou a maior parte de sua energia em outras iniciativas baseadas na saúde envolvendo o Apple Watch. Mas isso está longe de ser a primeira vez que as pessoas imaginaram que a medicina automatizada poderia trazer melhores resultados de saúde.
Houve sonhos semelhantes nas décadas de 1960 e 1980 e a Apple parece não ter desistido da ideia. Por enquanto, não há novas informações sobre o andamento e disponibilidade do projeto Casper.
Via: Gizmodo