Um relatório publicado recentemente aponta que o órgão regulador antitruste da Itália aplicou uma multa de 10 milhões de euros (US $ 11,3 milhões) ao Google e Apple.
De acordo com o regulador, a Apple e o Google não são transparentes com sua política de coleta de dados de usuários e que estas empresas estão tecnicamente roubando as informações dos usuários.
Em comunicado, o regulador antitruste italiano disse que o Google e a Apple não fornecem informações claras e diretas sobre "como coletar e usar dados sobre visitantes de seus serviços".
Quando um usuário cria uma conta do Google, a gigante das buscas pré-configura o usuário para aceitar o envio ou uso dos dados para fins comerciais sem confirmação ou modificação adicional.
No caso da Apple, a empresa não fornece aos usuários a possibilidade de escolher usar ou não dados pessoais para fins comerciais violando os direitos dos consumidores.
Segundo a agência reguladora antimonopólio italiana, uma multa de 10 milhões de euros é a multa máxima para esse tipo de caso. As duas empresas ainda não se pronunciaram sobre o caso.
Amazon e Apple são multadas em US $ 228 milhões na Itália
A agência também revelou que vem investigando o comportamento de mercado da Apple e da Amazon há mais de um ano. Recentemente, as duas empresas foram multadas em 200 milhões de euros (US $ 228 milhões).
A maior parte do valor da multa foi aplicada a Apple que ficou com 134,5 milhões de euros (US $ 151 milhões), o restante 68,7 milhões de euros (US $ 77 milhões) foi aplicado a Amazon. Como esperado, as duas empresas não concordam com a decisão.
Mas, de acordo com a Agência Antimonopólio Italiana, algumas cláusulas do "acordo restritivo" assinado pelas duas empresas em 2018 proíbem distribuidores oficiais e não oficiais de venderem produtos Apple e Beats no site amazon.it.
O acordo prejudica os consumidores e os interesses de alguns vendedores, além de violar a livre concorrência, a lei italiana e os padrões europeus.
Portanto, as vendas de produtos das marcas Apple e Beats são reservadas à Apple, Amazon e apenas a revendedores autorizados.
Essa abordagem evita que varejistas não autorizados (independentes) vendam por meio da Amazon. Isso ocorre independentemente de eles terem comprado os produtos legalmente de atacadistas.
A Agência Italiana Antimonopólio acredita que o acordo entre a Amazon e a Apple prejudicou revendedores não autorizados.
Além de também criar "uma grande barreira para os revendedores não oficiais entrarem no mercado de vendas online".
Além disso, reduz a oferta online desses produtos enquanto a marca ganha mais dinheiro devido ao preço unitário que se torna mais alto devido à sua indisponibilidade.
Via: Giz China