Apple baniu o aplicativo Shadow depois que a Microsoft o usou como argumento para aprovação do xCloud para iOS

Imagem de: Apple baniu o aplicativo Shadow depois que a Microsoft o usou como argumento para aprovação do xCloud para iOS

A Microsoft tentou lançar seu serviço de streaming de jogos xCloud na App Store para usuários de iPhone e iPad, mas a Apple acabou rejeitando o aplicativo.

E-mails revelados durante a disputa entre a Epic Games e Apple revelam que a Apple chegou a remover um aplicativo semelhante da App Store depois que a Microsoft o mencionou.

A Microsoft começou a testar o xCloud para iOS em fevereiro do ano passado em uma versão beta privada, as coisas estavam indo bem até que a empresa decidiu lançar o aplicativo na App Store.

A Apple alegou que aplicativos como o xCloud não podem oferecer conteúdo que não tenha sido previamente aprovado pela empresa, então o aplicativo nunca foi lançado ao público.

A Microsoft, ainda tentou reverter a decisão da Apple, argumentando que a Netflix é um aplicativo que oferece acesso a conteúdo múltiplo que não seja controlado individualmente pela Apple, e ainda está disponível na App Store.

Além disso, falou sobre o aplicativo Shadow, que permite os usuários acessar sua biblioteca de jogos para PC remotamente de qualquer dispositivo iOS. Como resultado, a Apple removeu imediatamente o Shadow da App Store.

A Microsoft estava tentando descobrir como Shadow, Netflix e outros aplicativos "interativos" semelhantes podiam existir na App Store enquanto a Apple se recusava a aprovar o xCloud.

A Apple permitiu que Shadow retornasse à App Store, mas apenas porque o aplicativo oferece acesso total a um PC com Windows, em vez de ser algo específico para jogos.

O xCloud, teve que ser reconstruído como um aplicativo web para funcionar no iPhone e no iPad. Em várias ocasiões, a Apple se posicionou contra aplicativos que oferecem recursos semelhantes aos da App Store e de seu próprio serviço de jogos Apple Arcade.

No ano passado, a empresa disse que permite o streaming de jogos na App Store, mas apenas se eles forem enviados como aplicativos individuais.

Além de dizer que não tinha a intenção de prejudicar o aplicativo Shadow, a Microsoft mencionou que as decisões da Apple relacionadas ao streaming de jogos no iOS resultam em uma "experiência ruim para os clientes".

Esta briga pública se tornou uma batalha judicial entre a Epic Games e a Apple, com advogados da Epic questionando representantes da Microsoft e da Nvidia sobre suas lutas para trazer aplicativos de jogos em nuvem para iOS.

É difícil imaginar que isso mudará alguma coisa na decisão da Apple de não permitir o xCloud e outros serviços semelhantes na App Store, mas isso possivelmente terá um impacto na decisão do tribunal, já que a empresa está sob investigação por práticas de monopólio.

Via: 9to5mac